Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 22/10/2015

10 Sensos de Qualidade

No Paraná, base Centro Oeste inicia processo de implantação de Programa de Gestão da Qualidade
10 Sensos de Qualidade

Compartilhe

Compartilhe

Os coordenadores das cooperativas da Base Centro-Oeste do Paraná reuniram-se para capacitação sobre o Programa de Gestão da Qualidade. Este primeiro encontro foi realizado com os Coordenadores das cooperativas a fim de capacitá-los, e assim dar condições para que eles possam dar início ao programa nas suas unidades. Na sequência, serão realizados momentos de formação e prática com todas as cooperativas da regional. A projeção é para que até dezembro deste ano, todas as cooperativas tenham iniciado o programa.

O objetivo do Programa de Gestão da Qualidade é a melhoria nos ambientes, buscando aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, e, acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania. Neste sentido, a proposta de implantação deste Programa utilizando a técnica do 10 S é justamente no intuito de conscientizar a todos de que é possível contribuir com ações diversas, para que se tenha uma sociedade mais digna e justa. Trata-se de um conjunto de técnicas que resulta em um organizado e completo local de trabalho

“A necessidade de adoção de um programa de qualidade para a Base Centro-Oeste foi percebido a partir dos encontros dos PEP – Planejamento Estratégico Participativo. Era muito presente na fala das cooperativas, e nas visitas que realizamos percebemos a vontade de melhorar algumas práticas e por isso resolvemos buscar um programa que possa nos proporcionar tal melhorias” comenta Saul R. Waltrich Filho, gestor da Base Centro-Oeste.

Os 10 SENSOS da qualidade, são:
1. SEIRI – Senso de Utilização
2. SEITON – Senso de Ordenação
3. SEISOH – Senso de Limpeza
4. SEIKETSU – Senso de Saúde e Higiene
5. SHITSUKE – Senso de Autodisciplina
6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União
7. SHIDO – Senso de Treinamento
8. SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9. SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
10. SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

“Trata-se de um programa simples, mas que exige o envolvimento de todos, em um aperfeiçoamento contínuo das rotinas de trabalho e da manutenção dos novos hábitos”, comenta a Profa. Dra. Juliane Sachser Angnes, ministrante da capacitação e responsável pela implantação do programa junto às cooperativas singulares.