Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 26/08/2016

10ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas é realizada em Passo Fundo

A Cresol Posto de Atendimento de Passo Fundo foi uma das entidades apoiadoras da 10ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e do 1º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia Popular que ocorreram em Passo Fundo/RS.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Posto de Atendimento de Passo Fundo foi uma das entidades apoiadoras da 10ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e do 1º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia Popular que ocorreram em Passo Fundo/RS, de 22 a 24 de agosto.
O tema central foi “Plantas Bioativas, unindo saberes do popular ao científico”, dividido nos eixos temáticos: diálogo entre saberes popular e científico; efetividade das políticas públicas das plantas medicinais; desafios da cadeia produtiva das plantas bioativas; multifuncionalidade da biodiversidade nativa.
Conforme a extensionista rural da Emater, Doriana Gozzi Miotto, as reuniões técnicas iniciaram em 2006, juntamente com as políticas públicas das plantas medicinais e fitoterápicos, assim, o evento deste ano teve como meta também avaliar os 10 anos dessa política.
As Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, iniciaram através do Decreto 5.813/2006 do governo federal. O objetivo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Segundo a extensionista da Emater, o primeiro seminário regional foi pensado justamente para que haja uma continuidade dos trabalhos das reuniões técnicas estaduais. Segundo Doriana, a Emater auxilia agricultores que desenvolvem agroindústrias como é o caso do Consórcio Santa Gema de Ervas Medicinais em Passo Fundo. Segundo uma das produtoras, Rita Lorenzatto Biff, há uns 13 anos a família dela e outras duas famílias iniciaram, por sugestão da Emater, um horto de plantas medicinais. As famílias se reúnem uma vez por semana para trabalhar “no chá” para industrialização. O mesmo é comercializado na Feira do Produtor, entre outros lugares.
Além disso, a Emater orienta sobre identificação de plantas, uso adequado, boas práticas de produção e manejo, prevenção, entre outros. São realizados trabalhos envolvendo plantas aromáticas, tóxicas e medicinais.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS