Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 07/07/2017

16 anos da Base Oeste são comemorados em Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário

Em 2017 a Cooperativa de Serviços – Cresol Base Oeste SC completa 16 anos de constituição e para comemorar a data organizou juntamente com a Cresol Central SC/RS, o I Seminário Internacional de Cooperativismo de Crédito Solidário.

Compartilhe

Compartilhe

Em 2017 a Cooperativa de Serviços – Cresol Base Oeste SC completa 16 anos de constituição e para comemorar a data organizou juntamente com a Cresol Central SC/RS, o I Seminário Internacional de Cooperativismo de Crédito Solidário. O evento ocorreu nos dias 04 e 05 de julho em Colônia Bacia, interior de Chapecó/SC. Foi escolhida uma comunidade do interior para sediar o evento justamente porque essa é a essência da Cresol: a agricultura familiar.
A história da Cresol teve início nos anos 1990. Em virtude da exclusão dos pequenos agricultores que viviam em regime de economia familiar no Sul do Brasil, deu-se início à organização do Cooperativismo de Crédito Solidário para atender e incluir essa categoria. Os agricultores receberam para isso o apoio do Movimento Sindical combativo e Organizações Não Governamentais (ONG´s) nacionais e a Misereor – órgão ligado à Igreja Católica.
Dessa organização resultou a constituição do Sistema Cresol em 1993 com a missão de fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável. O Sistema inicia tendo como princípios democracia, articulação com os movimentos populares, gestão pelos agricultores familiares, transparência, solidariedade e cooperação, sustentabilidade institucional, descentralização e honestidade.
    Com o passar dos anos o Sistema Cresol foi se desenvolvendo e organizando Bases Regionais de Serviços para prestar serviços mais próximos das cooperativas e dos associados.  Assim em 2001 é criada a Cresol Base Oeste SC, hoje composta por 10 Cooperativas Singulares, 25 Postos de Atendimento Cooperativo, atendendo 80 municípios e representada por mais de 28 mil associados.
Passando 16 anos de existência, para reafirmar o compromisso com este modelo de Cooperativismo de Crédito Solidário, que tem cumprido o papel importante da inclusão econômica e social dos trabalhadores do campo e da cidade, a Cresol Base Oeste realizou este seminário.
A Cresol Base Oeste agradece a todos que contribuíram nesta caminhada de 16 anos, aos que acreditaram neste modelo de cooperativismo deste o início da organização há 24 anos, bem como a todos que se empenharam na organização do Seminário e aos convidados que participaram. De modo especial agradece aos associados que acreditaram e continuam acreditando na Cresol e no cooperativismo de crédito solidário como ferramenta de transformação da humanidade.

 


 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS