Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 25/04/2017

16 anos da Cresol Aratiba são comemorados nesta quinta-feira

A Cresol Aratiba, fundada em 27 de abril de 2001, nasceu da organização dos agricultores familiares que buscavam acesso ao crédito e inclusão financeira, visto as grandes dificuldades encontradas pelos mesmos na época.

Compartilhe

Compartilhe

 A Cresol Aratiba, fundada em 27 de abril de 2001, nasceu da organização dos agricultores familiares que buscavam acesso ao crédito e inclusão financeira, visto as grandes dificuldades encontradas pelos mesmos na época. Organizados pelo Sindicato dos Agricultores Familiares e apoiados por entidades parceiras, os associados tornaram realidade o sonho de terem sua própria cooperativa de crédito. 
A Cooperativa iniciou suas atividades com apenas uma funcionária e um diretor liberado, em uma sala cedida pelo sindicato, enfrentando várias dificuldades como espaço físico limitado, deficiências tecnológicas, entre outras, que com o esforço comum de direção, funcionários e associados, foram sendo superadas. “A partir da criação da Cresol Aratiba os agricultores passaram a ter melhores condições de vida, através das oportunidades proporcionadas pela Cooperativa, bem como inclusão desses no cenário econômico”, frisa o diretor-presidente Silvano Mohr. No momento da constituição foram 30 associados que integralizaram R$ 100,00 de cota capital cada um, sendo que atualmente a Cresol Aratiba conta com um quadro social de 4.486 associados.
Durante esses 16 anos foram várias as bandeiras de defesa da Cooperativa, entre elas Habitação, Pronaf, Seguros e  Créditos diversos. “Assim, vários sonhos foram sendo realizados, várias propriedades foram sendo transformadas”, destaca Mohr. O trabalho desenvolvido em Aratiba, ao passar dos anos despertou interesse dos agricultores dos municípios arredores que procuraram a Cresol para instalarem unidades da Cresol em suas localidades. Isso resultou nos Postos de Atendimento (PAs) em Barra do Rio Azul, Mariano Moro e Severiano de Almeida. Aratiba, município sede, possui 6.565 habitantes, mas somando toda a área de abrangência há em torno de 15 mil habitantes.
Segundo o diretor-presidente, a Cresol Aratiba nos seus 16 anos de caminhada tem contribuído de forma muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios que possui atuação, além de poder contribuir com a melhoria de vida dos agricultores. “Entendemos que ajudamos muitos agricultores a criarem condições de permanecerem na agricultura e ali terem condições de vida digna. Existiam muitas dificuldades, mas a vontade de termos nossa cooperativa foi maior e os desafios foram sendo superados. Não imaginávamos há 16 anos, iniciando com 30 sócios, com capital inicial de R$ 3.000,00, que em pouco tempo teríamos uma cooperativa que possui hoje mais de 50 milhões de ativos”, frisa Mohr.
Durante essa caminhada, vários parceiros ajudaram a Cresol Aratiba: sindicatos, as cooperativas de produção, igreja, Emater, associações, Banco do Brasil, entre outros bancos e entidades. “Acredito que apenas com um bom relacionamento entre esses diversos atores é que conseguimos nos desenvolver e passar uma imagem de credibilidade para toda a comunidade”, enfatiza Silvano Mohr. “Nosso mérito também se deve em grande parte as pessoas que ajudaram e diariamente lutam por uma Cresol melhor: os nossos colaboradores. Sem esses, não seria possível aqui chegar. Também mérito para cada conselheiro que deixou sua contribuição na Cooperativa durante esses 16 anos de caminhada”, complementa o diretor-presidente.
Ele também salienta que como a Cresol cresceu, os desafios cresceram juntos. “No momento, vemos que a permanência de vários direitos conquistados pelos agricultores estão ameaçados, principalmente no que diz respeito às políticas públicas conquistadas no último período”, lamenta. “Outro desafio que somos diariamente provados a enfrentar, é poder manter os princípios e missão para o qual surgimos e também atender aos normativos e legislações impostas pelo Banco Central do Brasil”, finaliza Mohr.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS