Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 27/04/2018

4º Seminário Crescer e Assembleia Geral da Cresol Sicoper são finalizados com sucesso

Atividade contou com o último sorteio da Campanha Sonho de Prêmios Cresol 2017/2018

Compartilhe

Compartilhe

Nesta sexta-feira, dia 27, a Cresol Sicoper encerrou os trabalhos do 4º Seminário Crescer e da Assembleia Geral da Central Cresol Sicoper. O evento reuniu mais de 100 lideranças e colaboradores das Cooperativas Singulares no Hotel Vila Vergueiro, em Passo Fundo (RS).

A atividade iniciou na quinta-feira, com o painel “A experiência de Sistemas no que se refere à participação de produtos e serviços na sustentabilidade das Cooperativas”, o qual contou com os assessores Jean Bergevin, Consultor Sênior da Caixa de Economia Solidária, e Marcelo Bueno de Morais, Gerente de Produtos e Negócios da Cooperativa Central de Crédito Urbano (Cecred). Marcelo afirma que eventos como esse, que reúne as lideranças do Sistema, é um dos pontos mais relevantes para qualquer tipo de mudança. “O importante é que as pessoas se sintam incomodadas e voltem para as Cooperativas, pensando no que fazer para mudar. Momentos como esse fundamentam mudanças para o futuro”, destaca Morais.

Posteriormente, os trabalhos foram coordenados pelo Superintendente de Negócios e Desenvolvimento do Bancoob, Luciano Ribeiro Machado, com o painel “Produtos e serviços financeiros como fator determinante para a sustentabilidade do Sistema Cresol”. Luciano salienta que o evento é de extrema importância. “Percebemos que há um clima positivo, de crescimento, de busca da sustentabilidade. Se conseguirmos acertar essa mudança, certamente as comunidades atendidas pelo Sistema Cresol vão se tornar mais sustentáveis e mais enriquecidas” ressalta Machado.

Dando continuidade à atividade, o painel “A visão mais ampla do tema dos produtos e serviços na viabilidade das nossas Cooperativas” foi apresentado pelo Assessor em Cooperativas de Crédito da Diverse Consultoria, Leonel Romanini Júnior. Em sua fala, Leonel aponta que esses debates são muito importantes porque este é um momento de grandes transformações no mercado financeiro. “Nós, enquanto cooperativistas, estamos à frente das cooperativas de crédito e precisamos estar alinhados para buscar sempre essa reflexão sobre os nossos desafios estratégicos para o futuro”, realça Romanini. Para encerrar os trabalhos do dia, os participantes acompanharam o painel “Aspectos da conjuntura política e econômica”, com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, José Mario Martins. Ele destaca que o tema é de fundamental importância porque busca como as cooperativas se redimensionam para o futuro. “A sustentabilidade não depende apenas do eixo econômico. É preciso também articular os eixos social e ecológico. Neste seminário, pudemos refletir essas questões que considero essenciais para a sustentabilidade”, evidencia Martins.

Já no segundo dia de atividades, os trabalhos iniciaram com o lançamento do livro “O Cooperativismo Financeiro e a Agricultura Familiar: gerando desenvolvimento sustentável”, o qual é um projeto da Cresol Sicoper que contou como organizadores Edivan Junior Pommerening e Cledir Magri. Na sequência, finalizando as atividades do Seminário, apresentou-se a Política de Expansão e o Orçamento da Cresol Sicoper.

Dando prosseguimento à programação, iniciou-se os trabalhos da Assembleia Geral da Cresol Sicoper, com a prestação de contas do exercício 2017 da Central Cresol Sicoper, da Solidária Corretora de Seguros e do Instituto Sicoper. Ainda, apresentou-se o regramento, a identidade visual e a premiação para a nova edição da Campanha Sonho de Prêmios Cresol, a qual inicia em 1º de maio de 2018, contando com 298 prêmios e mais de R$ 600 mil em premiação. Posteriormente, realizou-se o último sorteio da Campanha Sonho de Prêmios Cresol 2017/2018, sendo contemplado Valdemar Rigodanzo, associado da Cresol Guarani das Missões (RS), que foi premiado com 1 Automóvel Amarok S, Cabine Dupla.

Claudiane Buzzatto Piovesan, Coordenadora de Gestão da Cresol Frederico Westphalen, salientou que este evento foi de extrema importância porque responde grandes questionamentos do Sistema. “Refletimos sobre como podemos trabalhar o crescimento da Cresol, como vamos ter sustentabilidade, sem perder nossa essência. Os painelistas trouxeram respostas, mas também provocações, para que possamos melhorar nossa gestão no dia a dia”, reforça Piovesan.

Miguel Moscon, Diretor-presidente da Cresol Guarani das Missões, cooperativa da qual o associado contemplado no sorteio faz parte, frisa que o evento superou as expectativas e os painelistas trouxeram importantes conhecimentos. “Cada seminário é um sucesso e sabemos que esta é a marca da Cresol. Ficamos muito contentes por um associado da nossa unidade ter sido o sorteado e levado este grande prêmio. Isso também nos auxilia a divulgar a nova edição da campanha e a marca Cresol na comunidade”, ressalta Moscon.

Jean Bergevin, Consultor Sênior da Caixa de Economia Solidária do Canadá, afirma que os debates promovidos no evento deixam claro a importância de se pensar o tema da sustentabilidade por meio das soluções ofertadas. “Nós percorremos este caminho e a Cresol também está avançando e evoluindo nessa questão”, evidencia Bergevin.

O Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, afirma que o seminário fecha com chave de ouro os processos assembleares do Sistema. “Conseguimos encaminhar bons debates, tendo mais claros os nossos desafios e como vamos conduzir nossas cooperativas. Ficou explícito para nós a importância do relacionamento com as nossas equipes e com nosso quadro de associados, para alcançarmos nossos resultados financeiros, bem como a solidez do nosso Sistema”. O Diretor-Presidente ainda destaca o sucesso dos encaminhamentos da Assembleia Geral, alinhados sempre ao Planejamento da Cresol Sicoper. “Finalizamos esta atividade entendendo a importância de alinharmos parcerias para conseguirmos avançar cada vez mais”, finaliza Silva.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui!