Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 14/09/2016

9 anos da Cresol Treze de Maio são comemorados

Nesta segunda-feira (12/9) a Cresol Treze de Maio completou 9 anos de constituição.

Compartilhe

Compartilhe

O histórico da Cresol Treze de Maio se confunde com o movimento sindical na agricultura familiar. Em 1993 um grupo de agricultores organizados venceu as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Treze de Maio com a pauta de superar o assistencialismo nas políticas públicas e avançar para um projeto de soberania e dignidade no meio rural. Em 2000 a direção do sindicato filiou a entidade à CUT e a então FETRAFESC (atual Fetraf-Sul) e com isto sua razão social para Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Treze de Maio (Sintraf). “Com este ato político os dirigentes criaram um verdadeiro movimento social que mudou a história do desenvolvimento da agricultura familiar do município e da região de Treze de Maio”, comentam os colaboradores da Cresol Treze de Maio.
    Ainda em 2000, o Sintraf realizou um denso curso de formação política e educação popular, com modalidade de alfabetização e educação de jovens e adultos, o chamado “Terra Solidária”. Este curso foi um marco na história da organização das entidades da agricultura familiar da região Sul de Santa Catarina, pois qualificou e formou diversos dirigentes que continuam até hoje atuando com compromisso às lutas da categoria. No ano de 2001 o Sintraf Treze de Maio se tornou regional e abrangeu os municípios de Jaguaruna, Sangão e Tubarão, além da sede.
    Um ano depois da regionalização, o Sintraf abriu a primeira Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) para atender de forma diferenciada os agricultores familiares e universalizar o acesso ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na região. O local escolhido foi Jaguaruna. Segundo o diretor-presidente da Cresol Treze de Maio, Flávio Rezin, O crédito rural subsidiado pelo governo federal sempre foi uma reivindicação dos movimentos sociais do campo, pois somente grandes latifundiários e empresários rurais tinham acesso a tal recurso.
    Após alguns anos, o Posto de Atendimento da Cresol Jaguaruna em Treze de Maio foi inaugurado, e, depois, a Cooperativa de Crédito Rural Com Interação Solidária de Treze de Maio (Cresol Treze de Maio), tornou-se independente da cooperativa de Jaguaruna.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS