Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 16/05/2016

Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo participam de formação da Cresol Central

A Cresol Central realizou nos dias 12 e 13 de maio um curso de formação para os Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo (ACDC) das cooperativas singulares.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Central realizou nos dias 12 e 13 de maio um curso de formação para os Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo (ACDC) das cooperativas singulares. O evento foi realizado no auditório da Cresol Central SC/RS, com a participação de 20 associados, de 13 cooperativas.
    O objetivo do curso foi capacitar os agentes para serem lideranças locais de organização/articulação das políticas e ações da Cresol; subsidiar o ACDC para recolher e organizar as demandas e necessidades da comunidade de sua atuação para a Cresol; e qualificar o agente comunitário para conhecer/divulgar as políticas, programas e produtos da Cresol para a comunidade na qual atua.
    O projeto de multiplicação é desenvolvido pela Cresol Central SC/RS desde 2013, e é responsável pela disseminação de práticas formativas que discutem de forma sistemática e dialógica as problemáticas que envolve a reprodução social da agricultura familiar. Desde 2013 foram desenvolvidos diversos projetos de formação política, organização da comunidade, educação financeira e divulgação do cooperativismo de crédito.
    Além disso, a Cresol conta com o apoio da Coopertec através do projeto de apoio às finanças solidárias com base na organização de cooperativas de crédito solidário, para o fortalecimento da economia solidária nos territórios rurais e urbanos, firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) com o objetivo de realização de oficinas com os Agentes.
    Durante a formação da semana passada foi realizada uma análise de conjuntura sobre “a Cresol e o futuro da agricultura familiar”, abordando diversas problemáticas da agricultura familiar, entre elas: produção, renda, sucessão, organização social e redes de cooperação. A agente comunitária Kristiany Bender avaliou que a formação foi muito interessante e válida. “Os temas abordados são ligados a agricultura familiar, mas com outra visão: a do produto orgânico, agroecológico e é interessante levar isso para as cooperativas. É muito importante que este grupo que participou multiplique esses conhecimentos em suas bases. Essa é uma forma também de aproximar o associado da cooperativa”, comenta Kristiany.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS