Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/04/2016

Agentes Cresol

Cresol Baser e Infocos realizaram Seminário do Programa de Agentes Comunitários de Desenvolvimento
Agentes Cresol

Compartilhe

Compartilhe

A Central Cresol Baser, por meio de sua Área de Ações Estratégicas, em conjunto com o Infocos (Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário), promoveu na sexta-feira, 1º de abril, o Seminário de Coordenadores de Agentes Comunitários de Desenvolvimento. O evento teve por objetivo orientar os Agentes Cresol para o ano de 2016, fortalecendo seu papel na formação de lideranças cooperativistas.

Estiveram presentes participando do Seminário, Coordenadores dos Grupos de Agentes, Analistas de Formação das Bases Regionais, Diretores de Formação das Bases, Animadores de Gênero e Geração, além de Diretores e Assessores da Cresol Baser e do Infocos.

O evento foi coordenado pelo Diretor Secretário da Cresol Baser, Luiz Levi Tomacheski, responsável pela área de Ações Estratégicas do Sistema, que iniciou o Seminário falando sobre o histórico e cenário atual do programa. O Diretor também destacou a importância dos coordenadores de grupos do Programa de Agentes e, ainda, apresentou que atualmente o programa acontece em 45 cooperativas singulares, distribuídas em 8 Bases Regionais, totalizando 946 AGENTES CRESOL.

O Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, também relatou sobre os desafios do trabalho em Cooperativa de Crédito e a importância dos Agentes Cresol, destacando a organização em Cooperativa; Formação de lideranças; Política de Governança, além de outros assuntos.

O Conselheiro Presidente do Infocos, Vanderley Ziger, falou sobre o desafio da formação de lideranças nas Cooperativas, destacando as Necessidades de Lideranças na Base das Cooperativas; Compreensão do Cenário em que a Cooperativa se Insere; Conhecimento do Público; Formação como Processo de Longo Prazo e Identidade do Programa na Cooperativa.
Os analistas de formação das Bases Regionais apresentaram a atual situação do programa nas cooperativas, citando as atividades desenvolvidas e metas para o ano.

Atividades

Durante a tarde, José Carlos Vandresen e Edivar Annater, do Departamento de Formação da Cresol Baser conduziram as atividades com os participantes a partir das informações de criação da Política do Programa dos Agentes Comunitários de Desenvolvimento, que responderam a um Formulário de Avaliação Individual do Programa, onde cada um descreveu sua opinião, sugestões e críticas.

Também foi realizado grupos de trabalho sobre os avanços, entraves e desafios do Programa de Agentes Comunitários de Desenvolvimento nas Cooperativas com apresentação e debates dos grupos.

No encerramento do Seminário os participantes se comprometeram e fortalecer o trabalho dos AGENTES CRESOL nas unidades de atendimento e nas cooperativas singulares, fortalecendo a ação do Agente como um elo de articulação com os associados e dos associados com a CRESOL. Também ficaram de marcar um seminário regional dos Agentes por Base Regional até o mês de junho, com o objetivo de aprofundar as temáticas discutidas no seminário sistêmico e contribuir na efetividade dos programas nas cooperativas singulares e postos de atendimento da região.

No evento também foi lançado e entregue aos participantes o Caderno do AGENTE CRESOL e o Manual do Coordenador do Agente, ambos do volume II. Os cadernos compõem uma sequência de temas sugeridos para formação dos AGENTES CRESOL, sendo que o Caderno I foi lançado em 2015. Neste ano foi entregue o Caderno II e o Caderno III está sendo preparado para 2017.