Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 17/10/2014

Ano da Agricultura Familiar

Dia Mundial da Alimentação celebra a importância da Agricultura Familiar para o mundo
Ano da Agricultura Familiar

Compartilhe

Compartilhe

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado, pela primeira vez, a 16 de Outubro de 1981 e foi criado com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.

O tema do Dia Mundial da Alimentação 2014: “Alimentar o Mundo, cuidar o planeta” tem como objetivo fundamental, sensibilizar para a importância da agricultura familiar e dos pequenos agricultores. Centra a atenção mundial no relevante papel da agricultura familiar e na erradicação da fome e da pobreza, na promoção da segurança alimentar, na melhoria da nutrição e da qualidade de vida, na gestão dos recursos naturais, na proteção do meio ambiente e no desígnio do desenvolvimento sustentável, em particular nas zonas rurais.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2014 como “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. Este é um sinal claro de que a Comunidade Internacional reconhece a importante contribuição dos agricultores familiares e da segurança alimentar familiar.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o fim último de promover a discussão e a reflexão acerca de assuntos como fome e segurança alimentar, evocando temas que nos fazem pensar na população carente, sua segurança alimentar e nutrição.