Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 04/04/2013

Aprovação

Comissão Especial aprova Estrada-Parque Caminho do Colono
Aprovação

Compartilhe

Compartilhe

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei 7123/10 que institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, de autoria do deputado federal Assis do Couto (PT-PR). “Essa estrada faz parte da história e da cultura de uma gente”, defendeu o parlamentar.

Vários representantes de comunidades das regiões oeste e sudoeste do Paraná acompanharam a análise do projeto em Brasília. “Estamos sentindo que se inicia uma nova fase. Foram tantas brigas, tantos conflitos, mas agora seguimos pelo caminho da legalidade. Caminho que mostra que a estrada é possível, ecológica e correta”, observou o vice-prefeito de Capanema, Valter José Steffen (Polaco).

A via será implantada no trecho do Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

A ideia do deputado Assis do Couto é “promover a integração da população das regiões oeste e sudoeste do Paraná com o Parque Nacional do Iguaçu e assegurar a efetivação da segurança nacional necessária em área de fronteira”.

Requisitos

Segundo Assis do Couto, a reabertura da estrada deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental e incluir facilitadores de passagem para a circulação dos animais. A pavimentação deverá ser feita com blocos de basalto, sendo vedado o asfaltamento de qualquer parte do percurso.

O texto também exige, como pré-requisito, a instalação de guaritas para controle do acesso de veículos, que seriam limitados a carros de passeio, camionetes e coletivos para transporte de turistas. Permite-se, no entanto, a circulação de veículos do Exército.