Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 31/03/2022

Assembleia da Coopertec foi realizada nesta quarta-feira

A Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec) foi realizada de forma semipresencial nesta quarta-feira (30/03).
Assembleia da Coopertec foi realizada nesta semana
Assembleia da Coopertec foi realizada nesta semana

Compartilhe

Compartilhe

A Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec) foi realizada de forma semipresencial nesta quarta-feira (30/03). Na oportunidade, ocorreu a prestação de contas do exercício de 2021 e aprovada a destinação das sobras para o Fundo de Agroecologia da Coopertec.

            Também foi realizada a eleição dos membros do Conselho de Administração, com mandato até a AGO de 2025.  Foram eleitos Ilário Teczak (presidente), Jair Spinelli (vice-presidente), Moisés Marcianiak (secretário), Elias José de Souza (tesoureiro), Rudemar Casagrande (diretor de Formação) e como conselheiros Silvano Mohr, José Ferreira, Renê Francisco Tortelli e Paulo Munarini.  Ocorreu também a eleição dos membros do Conselho Fiscal, com mandato até a AGO de 2023. O mesmo será constituído pelos conselheiros Augustinho Lorenzzetti, César Cechella Farias e Maria Nadir Bratz como efetivos e Benhur Ferrari, Sanin Ziger e José Dalbosco como suplentes.

            Atividades realizadas em 2021 pela Coopertec

            Durante a assembleia também foram apresentadas as atividades realizadas pelos técnicos da Coopertec na assistência às famílias de associados na região Sul de Santa Catarina e Alto Uruguai gaúcho.

            O engenheiro agrônomo Diou Spido e o assessor técnico em agroecologia, Albenir Concolatto, explanaram sobre o projeto de fomento a agroecologia que tem como objetivo desenvolver ações de assistência técnica voltada a produção de alimentos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares associados a Cresol Central Brasil. Em 2021 Spido prestou assistência técnica a 40 famílias associadas em cooperativas da Cresol Base Sul. Já Concolatto assessorou 41 famílias na produção orgânica em cooperativas da Cresol Base Alto Uruguai através do convênio entre Cetap e Coopertec. 

            Essa assessoria da Coopertec aos agricultores envolve desde planejamento da produção até comercialização, certificação participativa, oficinas técnicas, entre outros.  O presidente Ilário Teczack destaca que “a Coopertec é uma importante parceira para o desenvolvimento de projetos alternativos que visam o desenvolvimento local, a preservação dos recursos naturais, bem como o incentivo à produção orgânica como forma de melhoria na renda dos agricultores”.