Para o Sistema Cresol, que muito tem estimulado a organização cooperativista na agricultura familiar e economia solidária, o fortalecimento do cooperativismo de ATER significa, não só, superar as dificuldades de acesso ao conhecimento, auxiliar na elaboração dos projetos de financiamento, no planejamento das propriedades e no acompanhamento da aplicação, mas, sobretudo, fortalecer o grande projeto cooperativista que a agricultura familiar e a economia solidária estão construindo.
Com esta preocupação o Sistema Cresol vem já há alguns anos construindo um sistema de Ater cooperativada, em parcerias com as Bases Regionais, e com as cooperativas de Ater Regionais em torno da abrangência do sistema Cresol.
Atualmente o Sistema possui mais de 80 técnicos atuando nas cooperativas em parceria a Cooper Fronteira, com a Base Fronteira, Cooper Agro na Base Centro Oeste, Cooper Iguaçu na Base Metropolitana, na Base Litoral a parceira é com a própria Base Litoral que está habilitada a prestar serviços de assistência técnica às cooperativas filiadas, além de outras parcerias locais com empresas de prestação de serviços. As demais Bases Regionais e cooperativas tem um trabalho de Ater com profissionais de carteira interno, realizando as atividades de campo e operacionais.
Para o ano de 2013 já foi realizado Plano de Trabalho que prevê a quantidade de análises de projetos, propriedades acompanhadas entre outras atividades. O Sistema está construindo um programa de trabalho pensando no desenvolvimento das Cooperativas Cresol e que venha contribuir na organização e produção dos nossos cooperados, melhorando a qualidade de vida das famílias associadas á Cresol.