Entenda a importância de fomentar a economia local entre empresas


Entenda a importância de fomentar a economia local entre empresas

O comércio e o fornecimento de materiais entre empresas da mesma área é fundamental para fomentar a economia local. Os benefícios são inúmeros e todos da localidade saem ganhando, especialmente a população.

Essa é uma prática importante de ser adotada, especialmente nas cidades pequenas, onde tudo é mais próximo e qualquer atitude tem influência grande no contexto geral. A colaboração é fundamental para o desenvolvimento dessas localidades.

Neste post, abordaremos o assunto, mostrando como é importante o fortalecimento da economia local por meio da aquisição de produtos e matérias-primas dos fornecedores locais. Continue a leitura e confira!

Gera empregos para a população

O comércio local tem extrema importância na geração de empregos para a população. Essas oportunidades podem surgir em diferentes segmentos, desde que realmente haja empresas dispostas a contratar e que estejam precisando de mão de obra.

Essa demanda aumenta a partir do momento em que os negócios estão indo bem, e isso está diretamente ligado à venda de produtos e serviços. O apoio das empresas umas às outras, no que diz respeito ao consumo, é fundamental para manter relevantes os serviços prestados por elas.

Ao optar por fornecedores locais, há sempre a consequência de fortalecer a economia e abrir cada vez mais possibilidades de ampliações, o que demanda mais mão de obra, que certamente terá a população local como prioridade.

Mais atividades geram mais oportunidades

Quanto mais há atividade comercial em uma localidade, maior é a geração de oportunidades de emprego. Oferecer essas vagas para a população local também é muito importante para as empresas, que se fortalecem bastante ganhando a confiança de quem está ao seu redor, seja como vizinho, seja como consumidor.

Um bom relacionamento com a população é um passo importante para o estabelecimento de um empreendimento, especialmente em cidades menores, onde a opção de serviços e produtos pode ser mais limitada do que nas grandes metrópoles.

Incentiva o empreendedorismo local

Saber que as empresas da sua cidade estão dispostas a contratar seus serviços pode ser um fator decisivo na hora de dar o passo final para se tornar um empreendedor. Com um público bem definido e já pronto, fica mais fácil se aventurar, seja lá qual for o tipo de serviço ou de produto comercializado.

Dica: Aprenda como atrair mais clientes para o seu negócio

O costume de trabalhar em prol de fomentar a economia local acaba incentivando muitos trabalhadores a abrirem seus próprios negócios, tornando-se uma opção muito atrativa para as empresas, além de permitir que esses empreendedores consigam realizar seus sonhos.

PMEs são fortalecidos

Olhar primeiro para o pequeno empreendedor é dar uma chance de crescimento a quem está na mesma localidade, trabalhando em prol do fortalecimento da economia do lugar e melhorando a visibilidade e a possibilidade de captar recursos e investimentos de empresas maiores.

Além disso, é necessário pensar que esse estímulo a novos empreendimentos pode trazer benefícios futuros, já que não é muito difícil que um desses empresários se torne um fornecedor de serviços, produtos ou matéria-prima.

Reduz custos de logística

A logística é essencial para a atividade de qualquer empresa, mas também gera alguns gastos que podem ser significativos, dependendo do seu segmento. A compra de matéria-prima e produtos nem sempre é feita com fornecedores próximos, o que gera diversos gastos relacionados ao transporte e ao armazenamento.

Uma das grandes vantagens de consumir esses serviços com comerciantes locais é a possibilidade de reduzir custos de deslocamento de cargas — com fretes ou com combustíveis — já que tudo estará próximo da sua empresa.

Armazenamento também tem o seu custo reduzido

Além disso, o armazenamento pode ser reduzido, uma vez que os produtos estão próximos, então não há a necessidade de adquirir muitos itens de uma vez para diminuir o número de fretes e reduzir as despesas relacionadas.

A consequência de um menor armazenamento é, também, uma necessidade menor de galpões grandes, que consomem muita energia elétrica, são mais difíceis de serem administrados e, caso não forem propriedade da empresa, geram altos custos de aluguel.

Com a união desses fatores, é possível ver uma considerável redução de despesas ao fim do mês, algo que estimula ainda mais a continuidade das atividades empresariais, já que as expectativas de margens de lucro são ainda maiores.

Aumenta a arrecadação de impostos

Com mais empresas locais se fortalecendo e surgindo, maior fica a arrecadação do município em impostos. Isso tem um efeito positivo para a população, que vê esses valores se revertendo em melhorias de infraestrutura, segurança e condições de vida de uma forma geral.

Dica: Saiba como fomentar a economia local com ajuda de uma Cooperativa

Essas melhorias também são muito positivas para as empresas, especialmente no que diz respeito ao setor turístico. Uma cidade mais bonita e com boa infraestrutura tende a receber mais visitantes, que consomem serviços e produtos locais.

De uma forma geral, quanto mais empresas estiverem instaladas em uma determinada localidade e quanto mais elas consumirem os serviços e produtos umas das outras, maior a arrecadação municipal e, consequentemente, maior o retorno por meio de investimentos em patrimônios públicos, algo que é útil para todos.

Melhora o faturamento e fortalece a economia

Com mais empresas comprando umas das outras dentro de uma região, o fator natural é um faturamento maior, sem as limitações impostas por questões geográficas. Essa maior margem de lucros contribui para o fortalecimento da economia local.

O resultado disso, para a população, é a geração de cada vez mais opções de serviços, não se limitando aos mesmos fornecedores e produtores — ou seja, mais opções de escolha, preços mais em conta e diferentes qualidades e variedades de produtos.

Além das vendas, outro fator já citado aqui contribui para um faturamento maior, que é a redução de custos de logística. Com menores despesas, maior é a margem de lucro para os pequenos, médios e grandes empresários. Isso se torna um fator novamente positivo à população, que, assim, pode esperar preços menores.

Economia forte conduz para serviços melhores

Com cada vez mais concorrência, é ainda maior o esforço das empresas para melhorar a qualidade da produção e do fornecimento de seus serviços. Além de estimular uma ótima competição que só resulta em crescimento, essa disputa também favorece a população e quem mais consumir desses empresários.

O mercado movimentado faz, cada vez mais, girar a economia focada na parceria, com o consumo de produtos e serviços entre os negócios locais e a melhoria na qualidade, o que pode resultar em empresas referências nos seus segmentos, abrindo possibilidades de expansão para outras cidades.

Deu para entender melhor a importância de fomentar a economia local? Então clique no banner abaixo e saiba também como planejar a sua próxima safra!

Guia do agricultor: como fazer um planejamento para a próxima safra




Por
20/10/2017

Com a missão de promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional, surgiu há 22 anos o Sistema Cresol.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!