Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 18/03/2014

Cafeicultura

MDA apresenta políticas públicas para a cafeicultura mineira
Cafeicultura

Compartilhe

Compartilhe

Em Minas Gerais, segundo dados do último Censo Agropecuário, existem mais de 85 mil estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar produtores de café. Eles representam cerca de 80% do total de propriedades cafeicultoras do estado, cuja cultura representa, no mínimo, 30% da renda das famílias.

A cafeicultura familiar está presente em 519 municípios mineiros. Atualmente, existem 14 cooperativas ligadas à cadeia produtiva do café que possuem a DAP Jurídica, representando mais de 6.500 agricultores familiares.

Em 2013, foram produzidos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 27,6 milhões de sacas de 60 kg de café. Dessas, 27,3 milhões foram de café arábica. O estado é reconhecido pela produção dessa espécie de café, que atinge os mais altos padrões de qualidade.

Evento:

As políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a cafeicultura serão apresentadas no 18º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha no município de Manhuaçu, em Minas Gerais. A palestra será ministrada pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, nesta quarta-feira (19), às 17h, no Parque de Exposições.

“As nossas políticas de investimento e infraestrutura, crédito, comercialização, assistência técnica e inovação tecnológica estão fazendo e podem fazer ainda mais a diferença aos agricultores e agricultoras familiares produtores de café”, afirmou o diretor.

O evento segue até sexta-feira (21). Na programação, temas como mercados do café e perspectivas; qualidade nas matas de Minas Gerais; cooperativismo; sucessão familiar rural; sistemas mecanizados para colheita; e gerenciamento das propriedades cafeeiras, entre outros. No último dia haverá uma visita de campo no Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (Aciam).