A cafeicultura familiar está presente em 519 municípios mineiros. Atualmente, existem 14 cooperativas ligadas à cadeia produtiva do café que possuem a DAP Jurídica, representando mais de 6.500 agricultores familiares.
Em 2013, foram produzidos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 27,6 milhões de sacas de 60 kg de café. Dessas, 27,3 milhões foram de café arábica. O estado é reconhecido pela produção dessa espécie de café, que atinge os mais altos padrões de qualidade.
Evento:
As políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a cafeicultura serão apresentadas no 18º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha no município de Manhuaçu, em Minas Gerais. A palestra será ministrada pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, nesta quarta-feira (19), às 17h, no Parque de Exposições.
“As nossas políticas de investimento e infraestrutura, crédito, comercialização, assistência técnica e inovação tecnológica estão fazendo e podem fazer ainda mais a diferença aos agricultores e agricultoras familiares produtores de café”, afirmou o diretor.
O evento segue até sexta-feira (21). Na programação, temas como mercados do café e perspectivas; qualidade nas matas de Minas Gerais; cooperativismo; sucessão familiar rural; sistemas mecanizados para colheita; e gerenciamento das propriedades cafeeiras, entre outros. No último dia haverá uma visita de campo no Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (Aciam).