De acordo com o Diretor-Presidente da Central Cresol Sicoper, Gelson José Ferrari, o seminário vem de encontro com o projeto de cooperativismo que está sendo construído com foco nas pessoas, fortalecendo a proximidade e os sentimentos de pertença, pois os cooperados são os donos, os responsáveis pelas ações. “Logo, enquanto o capitalismo prioriza o crescimento de poucos, as cooperativas possuem a função de promover o desenvolvimento de forma horizontal, incluindo muitas pessoas como atores do processo”, descreve Ferrari.
O primeiro painel contemplou uma análise da atual conjuntura política e econômica do país, coordenada pelo Consultor na Área de Finanças, Gilson Bittencourt. De acordo com ele, a Central Cresol Sicoper já atingiu um grande patamar, o que faz com que os dirigentes necessitem de, cada vez mais, elementos para tomar suas decisões, principalmente considerando o ambiente competitivo em que está inserida.
Já o segundo painel contemplou o poder do agir das cooperativas em tempos modernos e foi ministrado pelo representante da Cecosol e Desjardins, Jean Bergevin, e pelo representante da Área de Crédito do BNDES, Diogo Veras. Neste debate, o foco foi relembrar e apresentar os desafios das cooperativas, tema da III Cúpula Mundial do Cooperativismo, a qual abordou os três grandes objetivos: aumentar a capacidade de agir frente a nova realidade dos negócios, aumentar a força econômica por meio das novas necessidades e oportunidades de negócios e contribuir para que os negócios possam aumentar os índices de desenvolvimento.
Bergevin e Veras salientam que o principal poder de ação das cooperativas está no maior envolvimento e participação de mulheres e jovens nos espaços de decisão das cooperativas, na boa governança cooperativa como um fator de sucesso para potencializar o agir das mesmas, e ainda, na urgente necessidade de ampliar os processos de formação de cooperativas, associados e dirigentes para garantir diversidade. Além disso, Veras abordou recomendações e desafios das Cooperativas de Crédito credenciadas ao BNDES.
Após os importantes debates do dia, a Central Cresol Sicoper efetuou a entrega de placas de reconhecimento a todas as Cooperativas Singulares, em prol do credenciamento como agentes financeiros do BNDES. Por fim, foi realizado o lançamento oficial do novo portal da central e das cooperativas. Confira as novidades através do endereço cresolsicoper.com.br.