Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 04/09/2017

Colaboradora da Cresol Central SC/RS defende tese em doutorado de Desenvolvimento Regional

A colaboradora da Cresol Central SC/RS, Sirlei Gaspareto, defendeu sua tese de doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Compartilhe

Compartilhe

A colaboradora da Cresol Central SC/RS, Sirlei Gaspareto, defendeu sua tese de doutorado em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa em Território, Planejamento e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na última sexta-feira (01/09), em Santa Cruz do Sul/RS. A tese intitulada “A construção de saberes no Movimento de Mulheres Camponesas: uma análise a partir do Programa de Sementes Crioulas no Oeste de Santa Catarina – Brasil” parte do princípio de que toda prática social produz conhecimento, desconstruindo a ideia de que haja apenas um conhecimento. “Esse processo recupera e ressignifica valores presentes nas práticas e saberes tradicionais dos povos negros, caboclos, indígenas, bem como as lutas de resistência desses povos e das Ligas Camponesas, que sofreu impactos contextualizados no processo de desenvolvimento capitalista no campo brasileiro”, ressalta Sirlei.
    Segundo Sirlei, as mulheres camponesas em movimento no MMC, antes invisibilizadas, na medida em que foram construindo práticas, elaborando saberes, foram também ressignificando e assumindo-se em sua identidade camponesa feminista. “Cursos, trabalhos de base, lutas específicas e gerais, conjunturais e estruturais constituíram e fortaleceram a construção de saberes que foi gradativamente possibilitando novas formas de enfrentar as contradições vividas no campo”, relata.
    Como as práticas históricas e sociais das mulheres camponesas em movimento condicionam a produção de saberes e de fazeres no MMC no Oeste catarinense?. Essa foi a questão de pesquisa que Sirlei procurou responder no desenvolvimento da tese que teve orientação da professora doutora Virginia Elisabeta Etges e coorientação da professora doutora Erica Karnopp. A banca examinadora foi constituída pelo professor doutor Marco Cadoná da UNISC, pela professora doutora Cidonea Machado Deponti da UNISC, pela professora doutora Isaura Isabel Conte da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e pela professora doutora Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS