A Agricultura Familiar apresenta em sua história importante papel no desenvolvimento econômico e social. Ela é uma grande geradora de riquezas, além de produzir os alimentos, a Agricultura é hoje um ator social importante. São milhares de famílias que dependem e vivem da Agricultura Familiar.
A história da Cooperativismo de Crédito Rural com Interação Solidária da Cresol se confunde e se completa com a caminhada da Agricultura Familiar e neste ano de 2013 as Cooperativas Cresol preparam-se ainda mais para a comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar que será celebrado em todo o mundo em 2014, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da Agricultura Familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.
O principal objetivo do evento é promover em todos os países políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola baseados em unidades familiares, fornecer orientações para pôr em prática essas políticas, incentivar a participação de organizações de agricultores e despertar a consciência da sociedade civil para a importância de apoiar a Agricultura Familiar.
“A Cresol é um Sistema alicerçado na agricultura familiar, a conclamação desta data é uma forma de divulgar as ações de nós agricultores e de ressaltar a importância do setor na produção de alimentos, a data, além de colocar a agricultura familiar em destaque, possibilita reflexões importantes sobre o setor”, comenta o Presidente Eleito do Sistema Cresol, Alzimiro Thomé.
A Cresol acredita que através da sua história e dos projetos e avanços do crédito solidário vamos construir um cooperativismo ainda mais forte, com muitos mais motivos para celebrar a Agricultura Familiar em 2014.