Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 13/06/2022

Comitiva da Cresol visita cidades baianas

Uma comitiva formada por diretores e funcionários da Cresol Base Sul e Encostas da Serra Geral esteve na Bahia para acompanhar os trabalhos das unidades da Cresol no estado.
comitiva 1

Compartilhe

Compartilhe

Uma comitiva formada por diretores e funcionários da Cresol Base Sul e Encostas da Serra Geral esteve na Bahia para acompanhar os trabalhos das unidades da Cresol no estado. Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o grupo realizou visitas aos municípios, atuou na formação de colaboradores, participou de reuniões, além de marcar presença na terceira edição da Feira da Agricultura Familiar (FEAF).

Cresol marcou presença na terceira edição da Feira da Agricultura Familiar

Para o diretor-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Paulo Cesár Kleistat, a participação da Cooperativa na FEAF foi um dos pontos altos da viagem. “O evento teve repercussão estadual e a Cresol esteve presente para mostrar seus produtos e serviços. A Cooperativa foi, inclusive, uma grande apoiadora da feira”, destaca. “Em breve pretendemos voltar para a região, desta vez com foco na expansão, além de estar presente em outras feiras regionais”, complementa. Atualmente, a Cresol Encostas da Serra Geral possui quatro agências na Bahia: Caculé, Caetité, Tabocas do Brejo Velho e Baianópolis. A Base Sul ainda possui uma cooperativa singular, a Cresol Oliveira dos Brejinhos.

Um dos municípios que estão nos planos de expansão da Cresol Encostas da Serra Geral é Guajeru. Com uma população estimada em seis mil habitantes, a cidade ainda não possui uma instituição financeira. “A gente já faz um atendimento negocial lá, via sindicato. Os moradores podem buscar informações e conhecer a Cresol neste ponto de apoio”, conta a vice-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Fabiana Cesário, que teve a oportunidade de visitar Guajeru. “A ida da Cresol para lá é fundamental para o desenvolvimento daquela cidade e região, especialmente do comércio local. Hoje os moradores de Guajeru recebem e levam o dinheiro para os bancos em outras cidades. O dinheiro que deveria circular no comércio local, acaba ficando nesses outros municípios”, acrescenta.

A comitiva também buscou fortalecer parcerias nas cidades em que a Cresol já atua. Em Caetité, representantes da Cresol Encostas da Serra Geral se reuniram com o prefeito do município, Valtécio Aguiar. “O objetivo deste encontro era firmar uma parceria com a prefeitura local. Saímos muito satisfeitos do encontro e certos de que esta cooperação vai fortalecer a todos”, pontua o diretor-presidente da Cooperativa, Paulo César.

Para o presidente da Cresol Base Sul, Madson Dacio Felisbino, a visita ainda proporcionou uma maior aproximação entre a Base de Serviços e as cooperativas baianas. “Nossos colaboradores puderam conhecer a realidade da Bahia. Sempre que vamos para lá, voltamos com um grande aprendizado. Temos muito a aprender com as propriedades de lá, o comércio e a experiência de vida que eles têm. Também procuramos contribuir com nossas experiências”, destaca.

Vargem do Sal

A comitiva também pôde acompanhar o projeto desenvolvido pela Cooperativa na comunidade quilombola de Vargem do Sal, no município de Caetité. “A Cresol vem mudando a vida deles. Com ajuda da Cooperativa, eles puderam agregar valor àquilo que produziam e hoje não dependem mais de atravessadores”, destaca Fabiana. Desde 2019 a Cresol apoia um projeto de geração de renda na comunidade, que produz chapéus, bolsas e outros objetos a partir da palha do coqueiro. “A iniciativa é realizada em parceria com a Cootraf, Coomadac e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité”, reforça Fabiana.

Conhecendo a experiência em Vargem do Sal