Uma comitiva formada por diretores e funcionários da Cresol Base Sul e Encostas da Serra Geral esteve na Bahia para acompanhar os trabalhos das unidades da Cresol no estado. Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o grupo realizou visitas aos municípios, atuou na formação de colaboradores, participou de reuniões, além de marcar presença na terceira edição da Feira da Agricultura Familiar (FEAF).

Para o diretor-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Paulo Cesár Kleistat, a participação da Cooperativa na FEAF foi um dos pontos altos da viagem. “O evento teve repercussão estadual e a Cresol esteve presente para mostrar seus produtos e serviços. A Cooperativa foi, inclusive, uma grande apoiadora da feira”, destaca. “Em breve pretendemos voltar para a região, desta vez com foco na expansão, além de estar presente em outras feiras regionais”, complementa. Atualmente, a Cresol Encostas da Serra Geral possui quatro agências na Bahia: Caculé, Caetité, Tabocas do Brejo Velho e Baianópolis. A Base Sul ainda possui uma cooperativa singular, a Cresol Oliveira dos Brejinhos.
Um dos municípios que estão nos planos de expansão da Cresol Encostas da Serra Geral é Guajeru. Com uma população estimada em seis mil habitantes, a cidade ainda não possui uma instituição financeira. “A gente já faz um atendimento negocial lá, via sindicato. Os moradores podem buscar informações e conhecer a Cresol neste ponto de apoio”, conta a vice-presidente da Cresol Encostas da Serra Geral, Fabiana Cesário, que teve a oportunidade de visitar Guajeru. “A ida da Cresol para lá é fundamental para o desenvolvimento daquela cidade e região, especialmente do comércio local. Hoje os moradores de Guajeru recebem e levam o dinheiro para os bancos em outras cidades. O dinheiro que deveria circular no comércio local, acaba ficando nesses outros municípios”, acrescenta.
A comitiva também buscou fortalecer parcerias nas cidades em que a Cresol já atua. Em Caetité, representantes da Cresol Encostas da Serra Geral se reuniram com o prefeito do município, Valtécio Aguiar. “O objetivo deste encontro era firmar uma parceria com a prefeitura local. Saímos muito satisfeitos do encontro e certos de que esta cooperação vai fortalecer a todos”, pontua o diretor-presidente da Cooperativa, Paulo César.
Para o presidente da Cresol Base Sul, Madson Dacio Felisbino, a visita ainda proporcionou uma maior aproximação entre a Base de Serviços e as cooperativas baianas. “Nossos colaboradores puderam conhecer a realidade da Bahia. Sempre que vamos para lá, voltamos com um grande aprendizado. Temos muito a aprender com as propriedades de lá, o comércio e a experiência de vida que eles têm. Também procuramos contribuir com nossas experiências”, destaca.
Vargem do Sal
A comitiva também pôde acompanhar o projeto desenvolvido pela Cooperativa na comunidade quilombola de Vargem do Sal, no município de Caetité. “A Cresol vem mudando a vida deles. Com ajuda da Cooperativa, eles puderam agregar valor àquilo que produziam e hoje não dependem mais de atravessadores”, destaca Fabiana. Desde 2019 a Cresol apoia um projeto de geração de renda na comunidade, que produz chapéus, bolsas e outros objetos a partir da palha do coqueiro. “A iniciativa é realizada em parceria com a Cootraf, Coomadac e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité”, reforça Fabiana.
