Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 24/02/2014

Confederação

Em Santa Catarina, Diretoria Executiva da Central Cresol Baser participa de reunião da Confesol
Confederação

Compartilhe

Compartilhe

Foi realizado na última semana em Florianópolis/Santa Catarina a reunião da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária, Confesol, e o Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé , o Vice Presidente, Luiz Ademar Panzer, o Diretor Executivo Jairo Lofi, e o Assessor Institucional e Diretor Financeiro da Confesol, Adriano Michelon participaram da agenda de discussões.

Na oportunidade foram encaminhados e discutidos assuntos pertinentes ao cooperativismo solidário e a agricultura familiar, onde foram debatidos temas como a expansão do cooperativismo de crédito solidário nos diferentes territórios do Brasil, uma realidade crescente junto as cooperativas, além da conjuntura política atual e os repasses para o FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo), o qual visa atender a todas as cooperativas, com assistência de liquidez.

Outro tema presente nas discussões foi a tecnologia e os novos projetos da Confesol, com o objetivo de acelerar processo de automação, seguir buscando novos produtos e serviços, onde foi relatado a evolução da implantação do software Colméia nas Cooperativas filiadas e as perspectivas de finalização da migração, além da implantação da conta liquidação própria.

“Foi uma oportunidade de discutir, reavaliar e planejar as ações do cooperativismo em cada uma das regiões onde estamos inseridos e também onde nos propomos a expandir com o trabalho do cooperativismo. O momento também foi importante para ajustes e reflexões entre as próprias Centrais de Crédito, para que os próximos projetos fortaleçam ainda mais um cooperativismo com foco solidário buscando a inclusão financeira”, destaca o Presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Instituição Financeira Cooperativa

Um importante avanço para as Cooperativas filiadas à Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária foi à transformação da Confesol em uma instituição financeira, ainda no ano de 2013, um marco para as Cooperativas.

As Cooperativas de Crédito fazem parte do SFN – Sistema Financeiro Nacional, são normatizadas pelo CMN – Conselho Monetário Nacional e fiscalizadas pelo BACEN – Banco Central do Brasil. São Instituições Financeiras sem fins lucrativos, que oferecem Produtos e Serviços Financeiros similares aos dos Bancos, porém, com custos reduzidos e atendimento diferenciado, tendo em vista sua natureza cooperativa, onde seus usuários não são apenas clientes, mas são também donos do negócio.