Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 16/10/2014

Cooperativismo

“Serviço local, bem global” é tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Cooperativismo

Compartilhe

Compartilhe

Objetivo é demonstrar o impacto positivo das cooperativas de crédito na economia mundial

Celebrado na terceira quinta-feira de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é promovido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito para divulgar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de crédito, aumentando a conscientização sobre sua importância econômica e social e, consequentemente, o apoio ao movimento cooperativo. Em 2014, a comemoração ocorre nesta quinta-feira dia 16 com o tema “Serviço local, bem global”.

De acordo com dados do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, 57 mil cooperativas de crédito estão presentes em 103 países e 208 milhões de pessoas celebrarão a data em todo o mundo. Os ativos totais das instituições financeiras cooperativas que fazem parte do Conselho movimentaram, em 2013, cerca de US$ 1,5 trilhão.

As cooperativas de crédito incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio e promovem o crescimento, a educação e o fortalecimento das localidades em que estão presentes. O objetivo principal do cooperativismo de crédito e investimento é agregar renda aos associados e à comunidade na qual está inserido. Assim, é possível promover um crescimento sustentável.

Cooperativas de Crédito

Inseridas no meio econômico financeiro do Brasil desde 1902, as cooperativas de crédito apresentam-se com singular importância para a sociedade brasileira, na medida em que promovem a aplicação de recursos privados e públicos, assumindo os correspondentes riscos em favor da própria comunidade onde se desenvolvem.

As Cooperativas de Crédito funcionam como qualquer instituição financeira, com características próprias, onde os cooperados participam diretamente da gestão da cooperativa definindo suas diretrizes e linhas de atuação.

Desta forma, as Cooperativas de Crédito distinguem-se das demais instituições financeiras, por terem adesão voluntária, com número ilimitado de associados, singularidade de votos, viabilidade do capital social representado por quotas-partes, retorno das sobras apuradas no exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.

Central Cresol Baser

A atuação das cooperativas do Sistema Cresol Baser nos 19 anos de existência, atende a mais de 130 mil famílias agricultoras em aproximadamente 400 municípios nos estados de Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro com expansão para outras regiões desses estados e ainda para novas áreas, aproximando cada vez mais do agricultor familiar os serviços e as operações de crédito disponibilizadas pela Cresol, buscando a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região.