Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 25/02/2015

Cooperativismo de Crédito

Cresol reúne-se com BNDES para apresentar andamento dos Projetos de Expansão
Cooperativismo de Crédito

Compartilhe

Compartilhe

No início desta semana, o Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, o Vice Presidente, Luiz Ademar Panzer, e os Assessores Adriano Michelon e Jaap van Doorn, estiveram na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no Rio de Janeiro para apresentar e discutir o andamento dos Projetos de Expansão do Cooperativismo, parceira Cresol e BNDES.

No ano de 2012 a Cresol e o BNDES assinaram um contrato para a construção de um Projeto que tem como missão aproximar cada vez mais famílias do cooperativismo de crédito solidário. E a partir disso, a Cresol começou a expandir suas unidades para novas áreas de atuação para regiões brasileiras que apresentam maior índice de pobreza, destacadamente as ações nos territórios da cidadania. Regiões como Rondônia, Amazonas, São Paulo, passam a fazer parte da área da Cresol assim como ações em territórios nos estados do Sul do Brasil, e em Minas Gerais e Espírito Santo.

Este primeiro Projeto previa a abertura de 25 novas unidades de atendimento com três anos de duração. Na apresentação foi destacada a abertura até início de 2015 de 17 unidades de atendimento nas regiões abrangentes dos estados do Paraná, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Os eixos de atuação estão focados no aumento das capacidades e oportunidades, com atuação no acesso ao crédito, inclusão produtiva, e interação solidária e a apropriação do conhecimento e, como contrapartida, assessoria administrativa e aplicação de recursos do Pronaf nestas áreas.

Na oportunidade também foram apresentados os números e a evolução durante esse período nas novas áreas de atuação. Hoje são aproximadamente dez mil cooperados atendidos somente pelo Projeto nas novas unidades, os quais nesse período já acessaram mais de R$ 35 milhões em recursos de Custeio, Investimento e Crédito Pessoal e R$ 1,5 milhão de Pronaf B.

Projeto Rio de Janeiro

Na reunião que reuniu diversos representantes do BNDES e os diretores e assessores da Central Cresol Baser, também foi apresentado os avanços do Projeto de Expansão no estado do Rio de Janeiro, assinado em julho de 2014, e que em dezembro inaugurou a primeira unidade no município de Mercado da Ceasa na Região Serrana, em Conquista, Nova Friburgo.

Na ocasião o coordenador dos Projetos de Expansão da Central Cresol Baser, Jaap van Doorn, destacou a abertura de novas unidades ainda este semestre no Estado e também apresentou as ações estruturantes para a consolidação do Projeto no Rio de Janeiro.

Instituto de Terras

Ainda no BNDES, os representantes da Cresol tiveram a oportunidade de se aproximar do ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, através de uma intermediação de feita pelo BNDES, que também possui relação de parceria com o órgão do estado.

Neste momento as duas organizações realizaram apresentações institucionais e encaminharam visitas de intercâmbio para estreitar as relações e construir futuras parcerias.

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ tem como atribuição democratizar o acesso à terra, intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária. Como órgão técnico, o ITERJ é o executor da política fundiária do Estado visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.