Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 25/10/2017

Coopertec realiza planejamento de projeto de agroecologia

Reunião discutiu as estratégias e planejamento das primeiras atividades do novo projeto em execução pela Coopertec focado na agroecologia.

Compartilhe

Compartilhe

Nesta terça-feira (24/10) o Conselho de Administração e colaboradores da Cooperativa Central de Tecnologia Desenvolvimento e Informação (Coopertec) e colaboradores da Cresol Central SC/RS se reuniram para discutir as estratégias e planejamento das primeiras atividades do novo projeto em execução pela Coopertec focado na agroecologia.
O projeto tem por objetivo fomentar o resgate e a produção de sementes crioulas e plantas medicinais em propriedades da agricultura familiar. A sociedade atual é marcada por uma procura cada vez maior por produtos que não sofreram transgenia ou uso de agrotóxicos no seu cultivo. Frente a isso, o projeto busca fomentar e orientar a produção de hortaliças, legumes e de culturas como milho, soja, trigo e outros grãos de forma orgânica ou sem o uso de agrotóxicos.
Como passo subsequente desta ação, o projeto se dispõe a promover a constituição de uma rede de trocas solidárias ou comércio justo dos produtos, para que se viabilize a produção de carne de frango, gado, ovelha e suíno orgânicos. Além da troca, serão possíveis, com a realização da primeira etapa do projeto, outras ações, como a criação de bancos de sementes e ervas medicinais visando a manutenção de tradições e costumes regionais. Com isso, pretende-se proporcionar uma maior geração de renda para famílias e grupos produtivos, bem como a alimentação de qualidade.
O primeiro período do projeto consistirá de articulação com outros sujeitos e instituições que possuem atuação nesse tema e acumulados que permitiram o fortalecimento do projeto e das iniciativas e processos já existentes. O projeto será executado com recursos próprios da Coopertec e será acompanhado por três técnicos da própria cooperativa.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS