Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 28/01/2019

Crédito

Cresol União dos Pinhais realiza palestra sobre energia renovável
Crédito

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol União dos Pinhais de Coronel Vivida realizou no último dia 15 de janeiro uma palestra para produtores rurais e empresas parceiras sobre a produção de energia renovável. A palestra abordou o funcionamento, vantagens e cuidados para aquisição do sistema de energia renovável, além de orientar sobre a técnica de implantação do sistema.

As colaboradoras da Central Cresol Baser, Andreia Moraes Cecagno e Jociléia Alves Gomes, também participaram do evento e abordaram aos participantes sobre as linhas de financiamento disponíveis para os produtores investirem e consequentemente ganharem com o retorno financeiro. 

Hoje a Cresol dispõe de linhas para financiar essa tecnologia, como o Pronaf Eco que facilita o planejamento com o gasto de energia nas propriedades rurais, onde o produtor assume o controle da conta de luz. Outra linha disponível é o Fundo Clima via BNDES, que pode beneficiar Pessoa Física, Jurídica e Urbana. Por fim, a Cresol também dispõe da linha Bndes Finame Energia Renovável que pode ser utilizada para aquisição e comercialização de sistemas de geração de energia solar e eólica e para aquecedores solares. 

Como funciona o Sistema Solar Fotovoltaico?

O funcionamento é bem simples. O raio solar é transformado em eletricidade quando entra em contato com os painéis fotovoltaicos. A eletricidade produzida é diferente da usada na tomada de casa. É necessário um equipamento chamado inversor. A energia não utilizada é convertida em créditos junto à concessionária, que são abatidos da conta de luz. O uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e a revisão 687, em vigor desde o último mês de março. Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto a concessionária para abater na sua conta de luz.