Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 26/05/2022

Cresol Central Brasil promove capacitação para Diretorias Executivas das cooperativas

Nestes dias 24 e 25 de maio foi realizado o Cresol em Ação para a Diretoria Executiva do Sistema Cresol Central Brasil. O evento reuniu todos os diretores administrativos, financeiros e de negócios das cooperativas filiadas ao Sistema.
diretores site II

Compartilhe

Compartilhe

Nestes dias 24 e 25 de maio foi realizado o Cresol em Ação para as Diretorias Executivas do Sistema Cresol Central Brasil. O evento reuniu todos os diretores administrativos, financeiros e de negócios das cooperativas filiadas ao Sistema.

Para a diretora administrativa/ financeira da Cresol Jaguaruna, Jucimara Aguiar da Silva, a atividade foi muito importante, pois as pessoas que irão assumir novos cargos precisam ter maior orientação sobre a função que irão desempenhar e as responsabilidades que terão que assumir. “O curso foi muito esclarecedor na questão das responsabilidades, funções e o que esperam de nós”, avaliou. Jucimara também comentou sobre a volta dos eventos presenciais que estavam fazendo falta.  “As atividades em grupos proporcionam trocas de experiências. É muito rico esse momento, muito rico mesmo, no sentido de saber o que as outras cooperativas estão fazendo, podemos conhecer outros pontos de vista, analisar por outros ângulos, conhecer o que está dando certo em outro lugar para que possamos trazer para nós, então é muito positivo, muito valioso. Tivemos contribuições muito válidas de pessoas que estão a mais tempo na Diretoria Executiva, relatos de como foi desafiante. Isso é importante para nós que estamos começando”, analisou a diretora.

Jucimara assumiu como diretora administrativa em julho do ano passado. “Tenho 10 anos de cooperativa, mas assumi uma função de grande responsabilidade, por isso essa orientação é muito importante”, finalizou. Já Rogerio Lanzarin, da Cresol Formosa, assumiu como diretor financeiro em 2019 e soma a experiência de aproximadamente três anos. No entanto, irá assumir um novo desafio agora: diretor de negócios. Por isso, também reforçou a importância das atividades formativas. “É muito gratificante participar desses momentos que a Cresol proporciona para todos nós. É uma transformação muito grande que estamos vivendo, mas é prazeroso estar no meio dessas mudanças. Cursos como esse ajudam muito no cotidiano, pois temos muitas dúvidas, porque é muito novo, há mudança de processo no nosso trabalho. A formação além da parte teórica, proporciona troca de experiências com outras cooperativas e isso é fantástico”, ressaltou também Rogério.

A diretora administrativa/financeira da Cresol Xanxerê, Rafaela Martini, atua há oito anos na cooperativa e está assumindo a função de diretora. Ela também avaliou o evento. “Esse é o primeiro ano de implantação da Diretoria Executiva em Xanxerê, por isso, é muito bom trocar ideias e participar das atividades construídas para crescimento e gestão das cooperativas. Precisamos fortalecer cada vez mais as nossas cooperativas e o intuito dessas atividades é isso: crescimento, fortalecimento, melhoria na gestão e o diferencial para que tudo isso aconteça é a comunicação”, analisou.

Participaram da atividade os diretores executivos de todas as cooperativas do Sistema Cresol Central Brasil

O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Cresol Central Brasil, Ilario Teczak, destacou que foi a primeira atividade presencial realizada com a Diretoria Executiva. “Passamos pelo contexto da pandemia e a necessidade de nossas cooperativas contratarem diretorias segregadas é recente, por isso essa primeira atividade foi importante. Temos diretores com dois ou três anos de atuação, alguns tem seis meses, outros ainda não tomaram posse, mas foram escolhidos, aprovados pela assembleia, então esta atividade é de extrema importância”, frisou o diretor.

Teczack salientou que esses processos formativos permitem o compartilhamento de conhecimento e informações uniformizadas para todos os diretores, já que independentemente do tamanho da cooperativa, a rotina e responsabilidade da função é a mesma. Ele também reforçou que o cronograma de capacitações está estabelecido até o final do ano, já que esse é um trabalho contínuo de formação.

Durante a atividade, foram trabalhados temas como Conselho de Administração x Diretoria Executiva; Responsabilidades da Diretoria Executiva; Papel do diretor administrativo, diretor financeiro e diretor de negócios; Pautas e temas que devem ser tratados em reunião da Diretoria Executiva; e Normas trabalhistas para Diretoria Executiva.