Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 24/11/2015

Cresol Central realiza Intercâmbio entre Cooperativas do Sul e Nordeste Brasileiro

O evento é uma parceria entre Coopertec e Cresol Central

Compartilhe

Compartilhe

Nesta segunda-feira (23) a Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central/SC-RS) em parceria com a Cooperativa Central de Tecnologia de Desenvolvimento e Informação (Coopertec) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizaram o Intercâmbio Cooperativo Solidário e Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, em Carpina/PE. O evento tem como objetivo socializar experiências do cooperativismo de crédito e associativismo do Nordeste brasileiro, a fim de fortalecer práticas de desenvolvimento rural sustentável. Além de contribuir no aperfeiçoamento das políticas públicas existentes e socializar experiências para propor estratégias e alternativas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

A Cresol Central SC/RS é um Sistema que surgiu para oferecer além do crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados. Surge como resultado de luta histórica dos agricultores familiares do sul do país, na busca de instrumentos que democratizassem o acesso ao crédito. Foram muitas mobilizações para se construir esse Sistema que tem por missão “Fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável”.

Em 2013, a Cresol Central filiou oito cooperativas da região Nordeste brasileira, a integração destas Cooperativas é fruto de diálogo e de uma história muito semelhante, as dificuldades que os agricultores tinham para acessar o crédito que motivaram a organização de um instrumento que viabilizasse o crédito e, ao mesmo tempo, a organização social, econômica e política dos agricultores familiares. Neste sentido o intercâmbio irá aproximar o Sul e o Nordeste. O evento que começou no dia 23 irá terminar na quinta-feira (27), aonde os participantes já terão visitando as experiências e as cooperativas de Petrolina e Bom Conselho, ambas de Pernambuco.

Segundo o diretor-presidente da Coopertec, Rivaldo Ferron, o intercâmbio é um momento importante para conhecer e aprofundar as demandas das cooperativas de crédito, “fortalecendo o projeto da agricultura familiar que acreditamos, enfrentando os desafios juntos e apostando num futuro melhor”, afirmou. Para o diretor-presidente da Cresol Central, Rudemar Casagrande, para fortalecer ainda mais as relações entre as cooperativas e reforçar o papel do cooperativismo como estratégia de desenvolvimento, precisa-se conhecer cada vez mais os aspectos socioculturais que destacam e valorizam a diversidade que é a característica da agricultura familiar.

O secretário-executivo adjunto (MDA), Rafael Oliveira, ressaltou que a organização das cooperativas de crédito é um importante instrumento de intervenção política e com isso tem sido possível avançar levando crédito para a agricultura familiar e a inclusão de jovens e mulheres da cadeia produtiva e de maneira sustentável. Participaram diretores e colaboradores da Cresol Central, diretores das Cooperativas e Bases Regionais de Serviço do Sistema, alunos do Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário, entidades parceiras e autoridades convidadas.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS