Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 01/11/2017

Cresol Central SC/RS comemora 13 anos de Sistema

Nesta quarta-feira (01/11) a Cresol Central SC/RS está comemorando 13 anos de Sistema. Essa história foi sempre marcada pela luta e coragem dos agricultores familiares que buscaram o acesso ao crédito, a igualdade e direitos sociais.

Compartilhe

Compartilhe

Nesta quarta-feira (01/11) a Cresol Central SC/RS está comemorando 13 anos de Sistema. Essa história foi sempre marcada pela luta e coragem dos agricultores familiares que buscaram o acesso ao crédito, a igualdade e direitos sociais. As cooperativas filiadas ao Sistema, tem uma trajetória em comum: iniciaram pequenas, com muito esforço e com poucas condições, mas com a coragem de cada um em construir esse Sistema que traria alternativas para a agricultura familiar.
O Sistema Cresol Central constituído em 1º de novembro de 2004 nasceu com a missão de fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativa através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável.
Atualmente são 31 cooperativas singulares afiliadas, 105 Postos de Atendimento, 5 Bases Regionais de Serviços, mais de 1000 colaboradores e diretores que oferecem atendimento a cerca de 500 municípios de pequeno e médio porte de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará.
Na segunda-feira (31/10) a Cresol Central SC/RS realizou um ato interno com os colaboradores para marcar a passagem dos 13 anos. Na oportunidade, os diretores da Executiva reforçaram a importância da Cresol para pessoas que até o surgimento do cooperativismo de crédito solidário não tinham acesso ao crédito. Agradeceram aos agricultores que acreditaram neste sonho e também a cada associado que hoje continua acreditando na Cresol. Eles também frisaram que a Cresol mantém o atendimento amigo e ao mesmo tempo investe em tecnologias que facilitam as movimentações financeiras.
Uma história de trabalho e dedicação
Nem sempre o agricultor familiar teve reconhecimento, valorização e crédito para viabilizar as atividades necessárias. Motivados por essas dificuldades de acesso a políticas públicas e ao crédito necessário para continuar no campo, muitos agricultores se reuniram, organizaram-se e juntos foram às ruas reivindicar melhores condições de vida no campo. Foi assim que nasceu o Sistema Cresol, um Sistema de Cooperativas criado e coordenado por agricultores familiares, pessoas que sabem o quão importante é ter acesso ao crédito para investir na produção, para construir uma casa nova, pagar os estudos dos filhos, proporcionar qualidade de vida para toda a família e reconhecem também a importância de ter o apoio de uma cooperativa que disponibiliza muito mais que crédito, mas sim apoio técnico e financeiro, de forma que as propriedades se tornem autossuficientes em produção, comercialização e gestão.
O Sistema Cresol surge, portanto, da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável. Até 1995, os agricultores organizavam-se através do Sindicalismo, Associativismo, Reforma Agrária, ONG’s, Fundos de Crédito Rotativo, entre outros. Em 1996, a partir de visitas a experiências de Cooperativas isoladas localizadas em Quilombo, Seara e Curitibanos, surge no Sudoeste do Paraná um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, denominado Cresol. Em 1998 o Sistema Cresol se expande para os três estados do Sul e com 28 Cooperativas inicia-se a discussão da criação de três Bases Regionais. Após alguns anos, em 2004, constitui-se a Cresol Central SC/RS.

 


 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS