Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 01/09/2017

Cresol Central SC/RS e BRDE assinam contratos com agricultores durante Expointer 2017

A Cresol Central SC/RS e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram contratos com agricultores durante a 40ª edição da Expointer.

Compartilhe

Compartilhe

    A Cresol Central SC/RS e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram contratos com agricultores durante a 40ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) que está sendo realizada de 26 de agosto a 03 de setembro em Esteio/RS. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (31/08) com a presença dos agricultores, cooperativas, representantes do BRDE, da Cresol Central e Cresol Sicoper.
    Um dos agricultores que assinou contrato foi Ivonir Luiz Culau, associado da Cresol São Valentim. Através da Linha Pronaf Eco ele fez financiamento para a aquisição de um sistema de painel solar para implantação em uma agroindústria familiar. A Cresol já esteve presente na vida do associado financiando inicialmente a agroindústria familiar, na qual houve retorno imediato. Agora com a aquisição de um sistema de energia renovável, a família espera reduzir os gastos com energia elétrica, e além disso, por ser uma energia limpa, de contribuir com o meio ambiente.
Outro associado da Cresol São Valentim que assinou contrato durante a Expointer foi Gilmar Granzotto de Linha Gaboardi. Através do Pronaf Mais Alimentos, realizou financiamento para a construção de um silo secador com capacidade para 1037 sacas de milho. O objetivo deste investimento é a estocagem para acrescer valor e efetuar venda nas entressafras, além de ter o produto na propriedade para consumo dos bovinos de leite que o agricultor possui.
Quem também assinou contrato durante o evento foi Gabriel Scherner Zanotto, associado da Cresol Posto de Atendimento de Ipê, vinculado a Cresol Planalto Serra. A finalidade dos recursos financiados através do Pronaf Jovem é a aquisição de uma grade aradora nova. O associado trabalha com produtos ecológicos juntamente com a sua família, surgindo a necessidade de adquirir esta grade aradora, pois possuem uma grande diversidade de plantações como milho, cebola, hortaliças, pastagem, entre outras. Todos os produtos têm venda garantida em feiras que fazem semanalmente em Porto Alegre, onde conseguem agregar maior valor aos alimentos comercializados. Além disso, comercializam para a cooperativa Econativa. A aquisição do equipamento aumentará a renda da família, bem como incentivará o jovem a permanecer na agricultura. Zanotto está atualmente estudando o curso técnico em agropecuária que irá concluir neste ano.
Ainda foi assinado durante o evento realizado no espaço da Cresol no Pavilhão da Agricultura Familiar  contrato com o associado da Cresol Constantina, Neodi Antonio Brandão, para capital de giro.
    O diretor de Fomento a Negócios da Cresol Central SC/RS, Bráulio Zatti, destacou a agilidade para liberação de crédito atualmente. Enquanto antes demorava de dois a três meses, agora é questão de dias. Já o diretor presidente Rudemar Casagrande enfatizou a importância da Cresol e do BRDE estarem presente na vida do associado, proporcionando crédito que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. O diretor presidente do BRDE, Odacir Klein, reforçou que a instituição não teria a mínima condição de pulverizar o crédito, de atingir os pequenos, sem as parcerias. Comentou ainda sobre a importância de projetos que são pequenos investimentos, mas que desenvolvem a economia.

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS