Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 08/06/2016

Cresol Central SC/RS realiza o III Fórum do Crédito Rural

O evento segue até amanhã no Sindicato dos Bancários em Chapecó

Compartilhe

Compartilhe

Iniciou nesta terça-feira (8) o III Fórum do Crédito Rural da Cresol Central SC/RS. O mesmo é organizado pelo Departamento de Fomento a Negócios, área Operacional de Crédito e segue até quarta-feira (9), tendo como local o Sindicato dos Bancários em Chapecó. O evento está contando com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre diretores, coordenadores responsáveis e representantes dos Postos de Atendimento (PA) das cooperativas singulares.
Os objetivos do III Fórum são discutir os processos operacionais internos do Crédito Rural a fim de melhorá-los, analisar e avaliar o ano agrícola 2015/2016, apresentar e discutir a nova política para o ano agrícola 2016/2017 e estabelecer uma sistemática de avaliação dos procedimentos de crédito.
Para o diretor de Fomento à Negócios, Braulio Zatti, o crédito agrícola, principalmente o Pronaf, tem um papel muito importante dentro da Cresol Central SC/RS. Segundo ele, é a porta de entrada da maioria dos associados. “E tem tido um efeito muito positivo dentro da nossa cooperativa, para os nossos agricultores e para as cidades também, pois tem dialogado muito bem o rural e o urbano”, destacou. “Justamente por ser um dos principais produtos dentro do nosso Sistema, temos a obrigatoriedade de melhorar, qualificar e aperfeiçoar ele. Por isso, se adotou por hábito nesses últimos três anos, a partir do lançamento do Plano Safra, reunir os que atuam na área de crédito para que possamos discutir a fim de melhorar e qualificar”, enfatizou Zatti.
Durante o Fórum a Cresol Central apresenta dados sobre as principais mudanças que ocorreram, avalia os números das cooperativas, do Pronaf a nível nacional, os juros, as regras, as normas, tudo o que diz respeito ao Pronaf. “Mas acima de tudo também é o espaço para podermos ouvir das cooperativas como estão se preparando, se organizando para enfrentar esse novo Plano Safra com mais agilidade, já que queremos ampliar nossa carteira de Pronaf. Vamos estabelecer metas e compromissos de trabalho com as cooperativas”, frisou. O diretor ainda destacou que ao final do Fórum, a Central quer que as cooperativas façam uma avaliação do trabalho. “Temos nos dedicado bastante, procurando melhorar e qualificar cada vez mais a equipe, e queremos também ouvir o que as cooperativas estão pensando, o que elas querem também do Departamento. Saber se estamos agindo corretamente, coerentes com nosso papel de Central”, salientou.
Zatti colocou um desafio para as cooperativas para o novo Plano Safra 2016/2017, argumentando que é preciso fazer cada vez melhor. “Está em nossas mãos parte do futuro da agricultura familiar e do Sistema Cresol”, disse. Ele ainda destacou a importância do Pronaf para o agricultor familiar.
O diretor administrativo da Cresol Central, Elias José de Souza, salientou que foi uma metodologia de trabalho acertada, pois o “Fórum vai ouvir quem faz o crédito rural lá na ponta que são os atendentes de crédito e os diretores”. “O crédito cresce muito com essa troca de experiências e ouvindo as pessoas que estão lá no dia a dia. O crédito rural é o coração da Cresol Central SC/RS”, reforçou o diretor.
Conforme Elias, são nesses fóruns que aparecem as melhorias que precisam ser realizadas. “É uma autocritica que a equipe interna faz, pois ouve as críticas de quem trabalha com o crédito rural. Por isso, temos que parabenizar a equipe do Departamento de Crédito e o diretor Zatti de fazer o fórum. Claro que se faz isso de forma construtiva, visando melhorar. No entanto, ao mesmo tempo é dar a cara para bater diante de um público de 150 pessoas”, destaca o diretor. Ele ainda avalia que isso é saudável, uma boa experiência, pois vai qualificar muito mais o crédito rural da Cresol Central.

Programação

A programação desta terça-feira iniciou com uma apresentação dos dados de operações do Pronaf a nível nacional e informações das operações realizadas pela Cresol por município. Apresentação dos números do ano agrícola 2015/2016 (Investimento, Custeio, Pronaf B e Procapcred). Outro assunto debatido foi a importância do Crédito Agrícola, entre outros temas. Para encerrar neste dia foi realizado o debate entre as cooperativas singulares sobre os procedimentos de crédito.
Já na quarta-feira estão previstas apresentações do Plano Safra 2016/2017, discussão sobre fontes de recursos, inicio das contratações e agilidade das cooperativas em contratar, entre outros temas. Já às 14h30 será um dos momentos mais esperados que é a avaliação das cooperativas em relação ao trabalho do Departamento de Crédito, contribuições, sugestões e ideias.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS