Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 16/06/2016

Cresol Chapecó realiza Dia de Campo em Cordilheira Alta

A Cresol Chapecó realizou um Dia de Campo na propriedade de Clair Breancini em linha Bento, Cordilheira Alta, com o objetivo de divulgar e demonstrar os resultados da raça montbiliarde na produção de leite.

Compartilhe

Compartilhe

    A Cresol Chapecó realizou um Dia de Campo na propriedade de  Clair Breancini em linha Bento, Cordilheira Alta, com o objetivo de divulgar e demonstrar os resultados da raça montbiliarde na produção de leite. A atividade foi realizada em 8 de junho e contou com a participação de 40 associados da Cresol Chapecó.
    Na oportunidade, o produtor Gilson Bordignhon de Seara, que é criador e faz controles leiteiros da raça, juntamente com a colaboradora da Cresol Seara, explanou sobre a raça e o que está sendo realizado em Seara, onde existe uma associação dos criadores da raça montbiliarde. Eles repassaram dados sobre a produtividade de cada animal, informações sobre análise do leite, gordura, proteína, lactose e sólidos totais. Conforme os técnicos da Cresol Chapecó, foram apontadas outras  características como baixo índice de mastites e uma resistência muito maior com o sol ou o calor se comparado as outras. “Enquanto outras estão na sombra ofegantes estas estão no sol pastando. Essa é uma característica muito importante, pois quanto mais alimento for ingerido maior a quantidade de leite produzido”, salientam.
    O representante da Cooperativa de Organização de Produção, Industrialização e Comercialização (Coopercab) de Dionísio Cerqueira falou sobre as principais características da raça e o motivo do início deste cruzamento, ou seja, a falta de carne na França. É uma raça que pode ser usada para leite e para carne.
    Ao final do evento os participantes comentaram sobre a atividade e as avaliações foram muito positivas, inclusive despertando interessados no trabalho. A Cresol Chapecó desenvolve o trabalho de incentivo na produção de leite. É realizado inclusive o planejamento da propriedade, observando seu potencial, área de terra e mão de obra disponível. Com base neste planejamento é feito dimensão de piquetes e acompanhamento em criação de bezerras.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS