Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 24/04/2020

Cresol chega aos 25 anos crescendo em seu posicionamento e na comunicação

Uma das principais cooperativas de crédito do país conta hoje com mais de 200 mil famílias
Cresol chega aos 25 anos crescendo em seu posicionamento e na comunicação

Compartilhe

Compartilhe

Fundada há 25 anos em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, a Cresol vislumbrou uma oportunidade para se estabelecer no setor de crédito com um modelo de negócios inovador. Na época, era dada pouca atenção aos pequenos agricultores, também conhecidos hoje como agricultores familiares. A cooperativa então decidiu investir nesse segmento. Passou a oferecer recursos a esses produtores e fomentando seus negócios. Duas décadas e meia depois, a companhia atende mais de 200 mil famílias cooperadas em dez estados brasileiros. É uma das principais cooperativas de crédito em atividade no país.

“O sudoeste do Paraná possuía uma organização que trabalhava com um fundo de crédito que era emprestado aos agricultores em troca de milho a ser devolvido na colheita”, lembra Luiz Panzer, diretor de Comunicação e Relacionamento da Central Cresol Baser.

“A Cresol é fruto da legalização desse modo de fazer empréstimos e garantir recursos para quem queria produzir. Então, ao longo do tempo, essa forma básica de operação se transformou num sistema de crédito, que surgiu em Francisco Beltrão e logo se espalhou pelo Brasil”, explica.

Ampla atuação

Embora a Cresol continue com presença marcante no segmento rural, a cooperativa atualmente atende todos os tipos de público. Tem oferta de soluções financeiras, com posicionamento definido em seu planejamento estratégico 2016-2020. Dentro de sua atuação estão incluídas tanto pessoa físicas quanto jurídicas. Em sua carteira de soluções estão serviços como crédito, investimento, cartões, seguros, consórcios, previdência privada, conta corrente e conta capital.

Além do Paraná, a Cresol conta com agências de relacionamentos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. A empresa já trabalha em expansão para novas áreas.

Evolução constante

É possível dizer que o mundo era outro há 25 anos. Naquela época, quem vivia no campo sofria para encontrar sinal para fazer uma ligação via telefonia móvel. Mas tudo mudou. Hoje o pequeno agricultor está mais conectado do que nunca. Possui ferramentas on-line que o permitem planejar sua produção a partir das condições climáticas. E isso vale também para o pequeno empreendedor urbano. Nesse contexto de evolução constante, a Cresol seguiu atenta a tudo. Cada tendência que surgia era observada e analisada com cuidado pela cooperativa, para saber como extrair dela o melhor.

“Nesse cenário de mudanças e transformação, o que fizemos? Andamos juntos. A grande transformação se evidenciou na identidade visual, com a adequação da marca em um formato adequado para o movimento”, destaca Panzer. A cooperativa investiu em equipes qualificadas nas áreas de Comunicação e Marketing e constituiu uma diretoria de Comunicação e Relacionamento. Além disso, modernizou as agências e se aproximou dos canais de comunicação de massa. Com um plano de mídia, transmite a mensagem da Cresol para as mídias e canais eletrônicos e digitais.

Um dos desafios vividos ao longo desse período de atividades foi preservar a essência da empresa. Mantém o tratamento específico para cada necessidade de cada cooperado, mesmo com o crescimento da instituição chegando a 25% ao ano. Outro obstáculo a ser enfrentado foi o rompimento de paradigmas, “de fazer o simples ser inovador”, salienta Panzer. Outro ponto é o uso das tecnologias adequadas como ferramenta, mas nunca como única opção. “Saber dosar máquina e pessoas, em especial ter estruturas capazes de atender as diferentes gerações que querem as mesmas coisas de forma e por canais diferentes”, nas palavras dele, tem sido a maneira encontrada de seguir crescendo e expandindo a rede.

Parceria com a RPC e os próximos 25 anos

Nesse trabalho, a Cresol encontrou na RPC uma parceira para transmitir informação relevante e reforçar seu posicionamento. “Decidimos nos posicionar na TV dizendo quem somos e levando uma mensagem institucional para toda a população, não apenas a um determinado segmento”, explica o diretor de Comunicação. A peça publicitária é veiculada na emissora desde o dia 3 de fevereiro. No passado, o trabalho junto à RPC havia focado mais no público ligado ao agronegócio.

O momento global atual é de combate a Covid-19 e de preocupação com o que deve vir pela frente, após a pandemia. A Cresol sabe disso, e reforçou os cuidados no atendimento a cooperados e potenciais clientes. “Temos a clara percepção que não haverá mais o ‘normal’. Este momento, ao contrário do que se imagina, serviu para acelerar processos, fazer jus ao que nos diferencia. É o relacionamento nas diferentes formas, seja com um telefonema, uma mensagem, com disponibilização de transações digitais ou até mesmo com apenas uma conversa com quem precisa de amparo. E neste caso, não apenas financeiro, mas sim de conforto e amizade”, afirma o executivo.

Assim, consciente do momento histórico que vive e atenta às pessoas que fazem a empresa, tanto equipe quanto cooperados, a Cresol celebra os 25 anos sem apego à história. Antes, faz do momento um marco para iniciar uma nova etapa: “olhar para frente e buscar grandes conquistas”, segundo Panzer. “Esse período nos consolidou como um entre os grandes sistemas de cooperativas financeiras no Brasil. Agora nosso desejo é andar juntos com quem precisa da Cresol e fazer do cooperativismo uma grande alternativa para o desenvolvimento do Brasil”, conclui.

 

Fonte: De Olho no Mercado/RPC