Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 10/10/2017

Cresol Confederação participa de atividades na Argentina e no Uruguai

Encontro visou à troca de experiências sobre agricultura familiar e economia solidária no Mercosul

Compartilhe

Compartilhe

Na última semana, representando a Cresol Confederação, o Diretor-Presidente da Central Cresol Sicoper, José Silva, esteve na Argentina, participando do evento “Estratégias para a vinculação efetiva de formas associativas da Agricultura Familiar com cooperativas e organizações da Economia Social em produtos, tecnologias apropriadas, serviços e nas cadeias de valor agroindustriais e agroalimentares em zonas de fronteira”. Na oportunidade, Silva também participou de agenda no Uruguai, sob o tema “Encontro em zonas de fronteira: Cooperativas e Economia Social construindo integração”. Estes eventos contaram com a participação dos países que compõem o Mercosul e são espaços de grande valia para discussão dos rumos das políticas de agricultura familiar, bem como seus desafios futuros. Ambas as programações são coordenadas pelas instituições Reunión Especializada em Agricultura Familiar (REAF) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Evento na Argentina
Realizado no dia 29 de setembro, na cidade de Gualeguaychú, o seminário teve como objetivo discutir as estratégias efetivas de associações da agricultura familiar, como cooperativas e organizações de economia social, produtos, tecnologias apropriadas, serviços, para as agroindústrias e a comercialização nas zonas das fronteiras. Durante a programação, foram apresentadas as experiências de organizações dos cinco países, sendo divididos em dois painéis. Temas como a busca por soluções para a falta de legislação específica que ampare as organizações da agricultura familiar, como crédito, assistência técnica, comercialização e apoio governamental, foram debatidos a fim de evitar o risco da sustentabilidade das organizações.

A Cresol fez parte do painel que abordou serviços financeiros dirigidos a Cooperativas da Agricultura Familiar, trazendo a experiência da prática do cooperativismo no Brasil. Este evento possibilitou a estruturação de uma comissão para discutir e encaminhar quatro eixos estratégicos, sendo: estudo das organizações existentes nos cinco países; realização de intercâmbios para troca de experiências; criação de uma mesa de trabalho para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar; e estudo das políticas públicas que existem nos países.

Evento no Uruguai
No dia 30 de setembro, na cidade de Fray Bentos, a Cresol Confederação integrou uma atividade que teve como objetivo a apresentação das organizações do Uruguai e os desafios do segmento para a agricultura familiar. Durante a programação, foram tratados assuntos como a importância da intercooperação e a socialização de experiências a partir de estudos de casos.

O Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, destaca a importância da participação nos eventos porque é possível realizar uma troca de experiências bastante rica, apresentando o cooperativismo de crédito brasileiro e também conhecendo as práticas cooperativistas dos países vizinhos. “Conseguimos socializar os desafios enfrentados, verificando muitas semelhanças nos obstáculos a serem superados aqui no Brasil e também nos países participantes para a promoção da agricultura familiar. A adequação da legislação para comercialização, a participação das mulheres e jovens, a sucessão das propriedades e a contenção do êxodo rural foram alguns dos temas abordados na busca pelo impulsionamento do cooperativismo. A experiência nos anima a continuar porque conseguimos buscar cada vez mais soluções que viabilizam a produção de alimentos com qualidade e sustentabilidade através dos princípios cooperativistas”, finaliza Silva.

Fonte e imagens: Cresol Confederação