Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 27/01/2017

Cresol Constantina comemora 19 anos de conquistas

Neste dia 29 de janeiro a Cooperativa comemora seus 19 anos de existência. Seus princípios básicos sempre foram pautados no cooperativismo de crédito solidário promovendo o desenvolvimento regional nas comunidades onde esteve inserida.

Compartilhe

Compartilhe

A partir da necessidade de agricultores terem maior acesso ao crédito com juros subsidiados na modalidade de repasses do governo federal a exemplo do Pronaf custeio, investimento e habitação, foi constituída a Cresol Constantina. Neste dia 29 de janeiro a Cooperativa comemora seus 19 anos de existência. Seus princípios básicos sempre foram pautados no cooperativismo de crédito solidário promovendo o desenvolvimento regional nas comunidades onde esteve inserida.
O primeiro espaço de atendimento foi uma sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina, onde iniciou as operações e associação dos primeiros agricultores familiares. Com o passar do tempo, o número de associados foi aumentando, fortalecendo a cooperativa e ampliando suas demandas em produtos oferecidos, novas linhas de crédito e volume de operações, o que possibilitou a construção de uma sede própria.
Segundo o diretor-presidente, Evandro Colet, ao longo de sua trajetória, a cooperativa possibilitou que centenas de famílias realizassem o sonho da construção da casa própria ou da reforma de casas, no campo e na cidade, possibilitando maior dignidade e qualidade de vida. A liberação do crédito também fez com que as famílias pudessem ter incremento de renda através de custo menor de crédito e prazos condizentes às atividades, sendo que as mesmas não eram atendidas pelo tradicional sistema financeiro da época. Além de oferecer serviços financeiros e crédito, possibilitou desenvolvimento e inclusão social com sustentabilidade institucional aos agricultores familiares.
Através de organização, planejamento, diálogo e grandes parcerias a Cresol Constantina foi expandindo sua área de atuação e hoje dispõe de nove Postos de Atendimento (PA) localizados nos municípios de São José das Missões, Engenho Velho, Santo Antonio do Planalto, Santo Augusto, Rondinha, Liberato Salzano, Chiapeta, Fontoura Xavier, Ilópolis (incorporada em 2016), além da sede em Constantina.

Produtos e serviços

Atualmente disponibiliza aos associados produtos e serviços como conta corrente, limite de cheque especial, depósito à prazo, pagamento de títulos, transferências, TEDs, empréstimos pessoais, recursos para habitação e reformas de casas, Pronaf Custeio, Pronaf Investimento, Seguros (vida, casa, automóvel, máquinas e equipamentos, infraestrutura, etc), cartão de crédito, emissão de boletos e conta com atrativos como a campanha Cresol Mais que distribui prêmios aos cooperados. Com a tecnologia do Internet Banking o associado pode acessar a conta com comodidade e segurança a partir de sua casa ou trabalho.
Na área do crédito a Cresol aposta na melhoria tecnológica apoiando e incentivando os agricultores, liberando recursos para aquisição de tratores, colheitadeiras e demais implementos agrícolas, proporcionando maior eficiência e rentabilidade ao produtor associado, programa que já beneficiou centenas de produtores familiares.
Além disso, aposentados e pensionistas encontram atendimento digno com estrutura prioritária no recebimento de seus benefícios, além de crédito consignado com baixas taxas de juros.

Crescimento

A cooperativa avança a partir da fidelização dos associados, das parcerias estratégicas e da relação construída com o quadro social através das lideranças e da estrutura operacional com uma equipe que oferece atendimento próximo e humano.
O crescimento vem avalizado pelo resultado do desempenho econômico no exercício de 2016, com aumento de mais de 21% no volume de ativos, 20% em captação e quase 18% em patrimônio, além de apresentar um montante de sobras de R$ 2.767.942,03, valores que serão pautados aos associados durante roteiro de reuniões que ocorrerão nas próximas semanas em todas as regiões de atuação, construindo democraticamente um plano coletivo de rateio.
Na Cresol, o associado cresce junto com a cooperativa, buscando a satisfação e credibilidade recíproca,  fortalecendo o cooperativismo de crédito. Além de todos os avanços alcançados no período, o ano de 2017 será extremamente desafiador visto que a equipe diretiva, assessorada pelo grupo de conselheiros, lideranças e colaboradores trabalham visando a qualificação, crescimento e fortalecimento do conjunto operacional para atendimento das demandas dos associados. “A célula mãe desta linda história da cooperativa terá num futuro próximo, uma nova estrutura administrativa para atendimento. A construção da nova sede da Cresol, aos poucos, vai agigantando-se na avenida Presidente Vargas em Constantina, espaço acessível com enorme estrutura, moderna e com toda tecnologia necessária para melhor atender os associados”, finaliza Colet.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS