Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 12/04/2017

Cresol Cooperslin comemora oito anos

A Cresol Cooperslin, uma cooperativa de Servidores Públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul que foi criada pelos servidores e professores municipais de Torres, comemora seus oito anos de constituição.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Cooperslin é uma cooperativa de Servidores Públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul que foi criada pelos servidores e professores municipais de Torres, fomentada pelas entidades de classes destas categorias, ou seja, o Sindicato dos Servidores Municipais de Torres (SIMTO) e Centro dos Professores Municipais de Torres (CEPEMTO). As direções das referidas entidades perceberam a necessidade de criação de uma cooperativa para trabalhar o crédito dos associados, em função da grande demanda existente nas entidades nessa área. Assim, neste dia 13 de abril, a Cooperativa comemora seus oito anos de constituição.
Durante a tramitação da documentação para a criação da Cooperativa, foi aprovado em assembleia das entidades a formação de um fundo para a cota capital inicial de cada futuro cooperado, que por dois anos, passaram a  contribuir com R$ 5,00 mensais para o seu capital inicial, no momento que  a cooperativa fosse autorizada a funcionar pelo Banco Central. Neste período, os associados do SIMTO e CEPEMTO possuíam um fundo de aproximadamente R$ 80.000,00, valor este que foi integralizado pelos associados no capital para iniciar as atividades e empréstimos aos cooperados. Em 13 de abril de 2009 foram constituídos e eleitos os primeiros Conselhos de Administração e Fiscal.
A Cresol Cooperslin iniciou suas atividades em uma sala cedida pelo sindicato com aproximadamente 9×2 metros. Em 2011 mudou-se para uma sala maior e neste ano de 2017 tornou-se uma cooperativa padrão do Sistema Cresol. Em 20 de fevereiro foi inaugurada a nova sede da Cooperslin. Outro avanço foi no número de associados. De 30 sócios fundadores, atualmente a Cooperativa possui 736 sócios ativos.
Produtos e serviços
Até hoje o maior produto da Cooperslin é o crédito consignado, em um convênio com o SIMTO e CEPEMTO. Além disso, a Cooperativa possui convênio com a Prefeitura Municipal de Torres, município sede da Cooperativa com 35 mil habitantes, chegando em períodos de veraneio a ultrapassar 150 mil habitantes, já que é uma cidade turística.  
A Cooperativa tem abrangência em 23 municípios  do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ou seja, de Torres à Tavares. Segundo a diretora-presidente Leila Beatriz de Oliveira, nestes oito anos de cooperativa, houve por parte da direção e colaboradores muito trabalho e dedicação, no sentido de tocar para frente este projeto dos servidores municipais de Torres. “O qual hoje muito nos orgulha, pela capacidade de administrar com zelo, seriedade e transparência,  este projeto que é de todos e que tem como objetivo  principal atender de forma humana e diferenciada os cooperados, bem como melhorar a vida financeira dos mesmos”, frisa Leila.
A diretora ainda reforça que em 2017 a Cresol Cooperslin com o apoio, suporte e dedicação da Base Sul, tornou-se uma cooperativa padrão do Sistema Cresol, com nova sede  para  poder trabalhar com todos os produtos e serviços das demais cooperativas do Sistema, inclusive com agricultores. “Nosso maior desafio é estar preparados para atender aos nossos cooperados, inclusive o público rural, com todos os produtos e serviços das demais cooperativas do Sistema, visando o crescimento da cooperativa e fomentando a economia local onde está inserida”, finaliza Leila.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS