Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 14/12/2017

Cresol Cooperslin e Cresol Rio Fortuna juntam forças

Associados de Rio Fortuna e Torres, no Rio Grande do Sul, aprovaram a incorporação da Cooperativa de Servidores Públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (Cooperslin) à Cresol Rio Fortuna.

Compartilhe

Compartilhe

Associados de Rio Fortuna e Torres, no Rio Grande do Sul, aprovaram a incorporação da Cooperativa de Servidores Públicos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (Cooperslin) à Cresol Rio Fortuna. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária conjunta, realizada na última terça-feira (12/12), em Rio Fortuna/Santa Catarina.
    Com isso, a Cresol Rio Fortuna poderá atuar em 23 municípios do litoral gaúcho, além da sede, Rio Fortuna, Grão-Pará, onde tem um Posto de Atendimento, e Braço do Norte. Juntas também somarão mais de 3,5 mil associados: 2.734 em Rio Fortuna e 785 em Torres. Já a Cooperslin, que até então atendia somente servidores públicos, poderá oferecer aos associados todos os serviços já disponíveis na Cresol Rio Fortuna. A ideia é também levar para o Rio Grande do Sul os projetos sociais da Cooperativa, como a Noite Cultural Cooperativa, o Caprichando a Morada e o Coletivo Rosa.
    De acordo com a diretora – presidente da Cresol Rio Fortuna, Miriane Dela Justina Moreira, com a junção das duas cooperativas, os resultados serão benéficos para as duas partes. Para a Cooperativa riofortunense, que nos últimos anos vem crescendo no capital social, em número de associados e, principalmente, nas aplicações, há a possibilidade de expandir o território, já que até então só podia atuar em três municípios.
    Já a Cooperslin, segundo a então diretora-presidente da Cresol Cooperslin, Leila Beatriz de Oliveira, que agora passa a atuar como diretora liberada em Torres, proporcionará o acesso a produtos e serviços a seus associados que até então não oferecia. “Não tínhamos Pronaf e só começamos a trabalhar com cheques em julho ou agosto de 2016”, destaca Leila. 
    O coordenador da Cresol Base Sul, Madson Felisbino, parabenizou os associados pela decisão. “Daqui uns cinco ou seis anos, quem sabe, a Cooperslin volte a ser uma cooperativa independente”, enfatizou em discurso durante a assembleia. “A nossa cooperativa hoje acordou pequena, mas vai dormir bem maior. Não vamos assumir pra fazer feio. Todos estão empenhados em contribuir pelo crescimento da Cresol Rio Fortuna que agora é Cooperslin também”, finalizou a presidente da Cresol Rio Fortuna.
Estatuto
    Alterações estatutárias também foram aprovadas na assembleia extraordinária. A principal delas diz respeito ao público, que passa a constar, em estatuto, que é de livre admissão. Até então, podiam associar-se à Cresol Rio Fortuna agricultores e pessoas vinculadas a agricultura. Já à Cooperslin, apenas servidores públicos. Com a mudança de público prioritário, a cooperativa também retira a palavra “rural” do nome e passa a denominar-se Cooperativa de Economia e Crédito com Interação Solidária de Rio Fortuna. “Porém, sem deixar de atender nossos agricultores”, enfatiza Miriane. Outra mudança diz respeito às votações em assembleias. A partir do próximo ano, somente terão direito à voto nas assembleias os delegados que serão eleitos em pré-assembleias a serem realizadas em Rio Fortuna, Grão-Pará e Torres.

 


 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS