Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 27/06/2016

Cresol Credi Seara realiza I Seminário Regional de Bioconstrução

O I Seminário Regional de Bioconstrução foi realizado no dia 24 de junho em Linha Salette, interior de Seara, organizado pela Cresol Credi Seara.

Compartilhe

Compartilhe

O I Seminário Regional de Bioconstrução foi realizado no dia 24 de junho em Linha Salette, interior de Seara, organizado pela Cresol Credi Seara. “A ideia de bioconstrução é uma inovação, mas ao mesmo tempo é um resgate da história, pois no passado as pessoas já faziam por necessidade e disponibilidade de recursos. Utilizavam o que tinham: madeira, pedra, entre outros”, salientou o presidente da Cresol Credi Seara, Valdir Magri. Preocupada com o meio ambiente e pensando na sustentabilidade do planeta a cooperativa trouxe essa experiência aos associados. A iniciativa dessas construções partiu de Gilso Giombelli que conhecia projetos de bioconstrução e apresentou à Credi Seara.
    A bioconstrução utiliza materiais naturais para construir, ou seja, terra, pedras, areia, madeiras, vegetais e minerais, mantendo uma preocupação ecológica. Entre seus princípios está a construção de baixo impacto ambiental, utilização de materiais locais, mutirão (ajuda mútua) na construção, tratamento adequado dos resíduos, entre outros. Na região de atuação da Credi Seara, até o momento oito projetos de bioconstrução foram entregues, tendo mais dois em andamento. Um deles será uma Casa Colonial para venda de produtos, em Linha Itapiranga, entre os municípios de Seara e Concórdia. A inauguração da oitava biocasa ocorreu na sexta-feira (24), em Linha Salette, de propriedade de Adair e Lucila Jachi. Os mais de 150 participantes do seminário puderam conhecer a residência da família.
    Durante o seminário, a Cresol Credi Seara apresentou os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa na área de bioconstrução, a arquiteta Cecilia Prompt palestrou sobre “Visão conceitual e energética”, o engenheiro agrônomo Leandro Borella abordou a questão do “Agroturismo e Bioconstrução”, o arquiteto Silvio Santi falou sobre “BioArquitetura” e por fim o técnico da Coopertec Vilceo Sehnem explicou sobre as “Técnicas de Bioconstrução”.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS