Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 02/03/2017

Cresol e Agreco realizam atividade com agricultores associados de Cooperativas da Base Sul

Na primeira etapa, uma visita de campo realizada nesta quarta-feira (01/03), foi apresentada a organização do trabalho de produção e comercialização de produtos orgânicos.

Compartilhe

Compartilhe

A Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), em parceria com a Cresol Central SC/RS, está realizando uma atividade com o objetivo de apresentar aos agricultores formas de diversificação e ampliação da capacidade produtiva da região e intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica, beneficiando agricultores e agricultoras familiares.
Na primeira etapa, uma visita de campo realizada nesta quarta-feira (01/03), foi apresentada a organização do trabalho de produção e comercialização de produtos orgânicos. Após, ocorreu a visita na sede da Agreco com apresentação da estrutura de armazenamento e expedição da rede de agroindústrias e da administração. Os participantes visitaram a Unidade de Referência de óleos essenciais orgânicos e posteriormente almoçaram em uma propriedade orgânica do Agroturismo. Para finalizar, foram à Unidade de Referência de Avicultura, onde puderam conhecer e tirar dúvidas sobre manejo.
Segundo o participante Dilnei da Rosa, a atividade foi muito produtiva e tranquila. “Nós esperávamos ter uma base de conhecimento de como fazer organização de agricultores familiares em uma cultura de orgânico e descobrimos que a organização e trabalho dos envolvidos deve ser com base em princípios do cooperativismo”, ressaltou. “Em toda atividade que participamos alguma coisa levamos em consideração para nossas atividades. A região aqui de Jaguaruna tem uma diferença cultural, principalmente sobre o plantio. Na região das Encostas da Serra Geral (Santa Rosa de Lima), o aproveitamento da área rural é feita de forma exemplar, pois os espaços são limitados devido ao relevo e assim a organização na propriedade é bem realizada, no que facilita a organização de outros agricultores familiares para organizar outras cadeias, como a agregação de valor e comercialização”, destaca Dilnei.
Na segunda etapa, denominada Curso de Liderança, Produção Orgânica e Qualidade de Vida, será trabalhado temas como lideranças rurais, a evolução da produção de orgânicos no Brasil, possibilidades de geração de renda com a produção de óleos essenciais orgânicos, a avicultura orgânica e seu potencial de crescimento e o novo Projeto de Lei da Previdência Social e seu impacto na aposentadoria dos trabalhadores rurais.
Participam dessa atividade sócios da Cresol Jaguaruna, Encostas da Serra Geral, Rio Fortuna, Jacinto Machado e São João do Sul. Cada turma conta com 30 participantes, totalizando 180 associados.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS