Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 22/11/2019

Cresol faz encontro anual para planejamento de Gestão de Riscos

Colaboradores da Confederação e das Centrais fazem balanço e projeções

Compartilhe

Compartilhe

Colaboradores da Cresol Confederação e das quatro Centrais filiadas ao Sistema estão reunidas no Hotel Lang, em Chapecó, para o encontro anual de planejamento de Gestão de Riscos. Nestas terça (19) e quarta-feira (20), o risco como catalisador do negócio será debatido, com um balanço do ano e as projeções para 2020. 

Criado em 2018, o encontro, organizado pela Diretoria de Riscos da Cresol Confederação traz os avanços e desafios de cada parte integrante do Sistema. Na programação do evento, organizado, este ano, pela Central Cresol Sicoper, além de dinâmicas para levantamento de considerações, está prevista também uma palestra do Banco Central. 

Para o próximo ano, o foco está voltado à gestão integrada envolvendo as Centrais. Diretor de Riscos da Cresol Confederação, Jackson Joaquim destaca a importância do evento e os ganhos com um planejamento eficiente.

“O evento tem a participação de todas as Centrais de forma integrada, com isso podemos conseguir a unicidade em processos dentro da Cresol. Queremos buscar agilidade e simplicidade nos processos para contribuirmos com o avanço do Sistema a partir da geração de negócios. Menos burocracia e processos simplificados refletem em uma venda mais rápida da área de negócios”, explicou Jackson Joaquim. 

O Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, valorizou o momento de encontro para a área de Riscos, com possibilidade de debate e aprendizado. 

“A participação das Centrais traz um ganho por possuírem um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais tempo na área de Riscos. Esse é o momento que queremos garantir o alinhamento e, acima de tudo, explicitar o papel e as responsabilidades de cada ente do Sistema. Além do planejamento tem o momento de formação, com a presença do Banco Central, que traz a visão do órgão regulador em relação ao tema Gestão de Riscos”, comentou Cledir.

Rodrigo Zanetti, Coordenador da área de Gestão de Risco da Cresol Sicoper, frisa que o tema foi pensado para demonstrar a sinergia que as áreas de Risco e Negócio devem ter. “Dessa forma, os processos nas Cooperativas podem ser cada vez mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, estimulantes, dinâmicos e ágeis. Neste cenário, o gerenciamento de risco está sendo colocado como um grande impulsionador de sucesso”, salienta.

O Diretor Financeiro da Cresol Sicoper, Volmir Oldoni,  comenta que o planejamento, juntamente com a palestra do BCB, proporcionou maior conhecimento e uma reflexão em relação a área de risco. “A gestão do Risco, em meio aos processos operacionais, faz-se importante em qualquer segmento da economia, mas, no ambiente financeiro em que atuamos como cooperativa de crédito, tal prática de gestão assume significativa relevância, pois de forma combinada com outros princípios administrativos favorece e assegura a continuidade da Cresol junto ao mercado. Desta forma, a área de Risco da Cresol Sicoper trabalha junto com a área de Negócios, proporcionando uma maior assertividade e ganhando em eficiência”, finaliza Oldoni.