Com o acordo, a Cresol se credencia como agente financeiro para repasses voltados a iniciativas de ciência, tecnologia e inovação. Os recursos da Finep estão distribuídos em diferentes programas de crédito e as Centrais do Sistema se cadastrarão para a operacionalização dos recursos.
O Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri destacou a rápida evolução das conversas com a Finep e a possibilidade de oferecer uma nova alternativa de fonte de recursos aos cooperados do Sistema. “As tratativas começaram através da área de crédito da Central SC/RS, que levou o tema para ser debatido de uma maneira sistêmica e, hoje, estamos assinando um acordo de cooperação. Nosso grande compromisso é oferecer diversidade aos nossos cooperados e esse convênio vai ao encontro da necessidade do nosso quadro social, uma convergência do que a Cresol faz e do que a Finep disponibiliza”, disse Magri.
Para Alberto Dantas, Diretor de Inovação, a Cresol poderá atender um público que a Finep atualmente tem dificuldade. “Estamos sem dúvidas começando a relação com um grande parceiro, que é a Cresol. Nosso viés não é comercial, é social, voltado para a inovação. E dentro da Expodireto percebemos o desenvolvimento do agronegócio. Contamos com a Cresol para isso, porque eu acredito na força do cooperativismo como grande ferramenta”, finalizou.