Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 15/04/2016

Cresol Ilópolis realiza capacitação para Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo

Atividades fazem parte do projeto realizado através do convênio entre o MTE, SENAES e COOPERTEC

Compartilhe

Compartilhe

Os Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo (ACDC) são um elo entre a Cresol e suas comunidades. Eles são representantes informais da Cooperativa nas localidades onde residem e da mesma forma representam a comunidade perante a Cooperativa. Devido a essa importância, a Cresol Ilópolis, realizou neste mês uma capacitação sobre a história do cooperativismo, divulgação de linhas de Crédito e implementação de tecnologias sociais sustentáveis com os ACDC’s de Ilópolis. A capacitação foi realizada através do Projeto de Apoio as Finanças Solidárias com base na organização de Cooperativas de Crédito Solidário, para o fortalecimento da Economia Solidária nos territórios rurais e urbanos. O mesmo é resultado do convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES) e Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec).
Na parte teórica, os técnicos apresentaram informações sobre “Cooperativismo de Crédito: modelo de vida ou atividade econômica” e na parte prática uma oficina que tratou da instalação de um carneiro hidráulico. O carneiro hidráulico é uma bomba utilizada para irrigação e armazenamento de água a partir de fontes de água utilizando um sistema de montagem extremamente simples e barato, para fornecer água utilizando somente a gravidade. O custo para instalação de um carneiro é de aproximadamente R$ 150,00.
Os próprios participantes, agricultores familiares, fizeram a construção do carneiro, discutiram alternativas e tiraram dúvidas sobre funcionamento, construção, manutenção e utilização do instrumento. “Foi uma tarde de vivência entre os participantes muito importante, pois trocaram ideias, fizeram sugestões e ainda solicitaram outras capacitações”, avaliam os técnicos que participaram da capacitação.
O associado Francisco Eduardo Brunetto, que participou pela segunda vez da atividade de formação do projeto, disse que o evento foi bom e que o conteúdo foi importante. Como conhecimento produzido avaliou que foi de suma importância, que vai recomendar a tecnologia.
Formação
O Sistema Cresol Central surgiu com um grande objetivo: tornar o crédito acessível aos agricultores familiares. Para que este projeto pudesse ser desenvolvido nada melhor que manter a administração das Cooperativas nas mãos dos próprios agricultores familiares. E para cumprir com este propósito inicial, o Sistema Cresol Central possui um Departamento de Formação que é responsável por realizar atividades formativas periódicas voltadas para a capacitação de novos diretores, conselheiros, colaboradores e Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo, além de frequentes cursos e palestras sobre diversos temas que dão subsídio ao trabalho de todos.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS