Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 12/08/2016

Cresol Itatiba do Sul desenvolve projeto Comunidade em Cooperação

O projeto visa contemplar as comunidades do município de Itatiba do Sul que possuem igrejas, independente de religião, buscando a inclusão do maior número possível de beneficiados.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Itatiba do Sul, juntamente com a Emater, está desenvolvendo o projeto Comunidade em Cooperação que irá beneficiar mais de 20 comunidades. O projeto visa contemplar as comunidades do município de Itatiba do Sul que possuem igrejas, independente de religião, buscando a inclusão do maior número possível de beneficiados. O objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais através da participação comunitária e o embelezamento da sede das comunidades e das propriedades.
No primeiro grupo serão beneficiadas as comunidades de São Valentim de Derrubadas, Santa Catarina de Porto Mauá, Assembleia de Deus Russa de Parobé, Santa Ana de Saltinho e Saltinho Isidoro do Povoado Tozzo. As demais comunidades serão beneficiadas em outras etapas. O projeto já foi apresentado para as primeiras comunidades  a serem atendidas, na presença de diretores e colaboradores da cooperativa e membros da Emater. Na apresentação foi explanado o projeto, como vai ser desenvolvido de forma prática, valorizando a integração entre toda a comunidade e as entidades. “Destacou-se nestes encontros a motivação dos envolvidos, a boa aceitação por parte dos integrantes de todas a comunidades, e principalmente, o espírito cooperativo, em todos querer trabalhar juntos, unidos em prol de suas comunidades”, destacam os organizadores.
Os organizadores também destacam que é imprescindível desenvolver projetos que vão além da questão econômica e que são primordiais para garantir a permanência das famílias rurais no campo, com qualidade de vida. Entre estes fatores podem ser citadas as relações sociais, o lazer, a identificação com local em que as pessoas vivem e o bem-estar que podem ser proporcionados pela vivência em uma comunidade bem organizada, tanto socialmente como na sua infraestrutura e aparência. “Pretendemos com este projeto incentivar a cooperação entre os moradores da comunidade, resgatando os valores da cooperação, do antigo gesto de trocar dia de trabalho com o vizinho, dos mutirões, além de motivá-los a melhorar a comunidade em que cada um convive, resultando em mais qualidade de vida e satisfação”, acrescentam.
A Cresol de Itatiba do Sul, desde o seu surgimento no município no ano de 2003, procura desenvolver um trabalho de valorização da agricultura familiar. Dessa forma, esse projeto de embelezamento da comunidade vem de encontro a missão e princípios da Cooperativa, onde procura-se fortalecer e estimular a interação entre agricultores e cooperativa, através do incentivo, da transparência e da formação educacional, sendo assim referência no desenvolvimento sustentável e solidário.
 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS, da Cooperhaf e Fetraf-Sul