Fundar uma cooperativa de crédito solidário, com objetivo de oferecer para os sócios, principalmente agricultores familiares, juros com taxas mais acessíveis, manutenção de contas com menos custos e ainda apoiando os associados no favorecimento em projetos nas propriedades, parecia uma ideia de louco para alguns. Tudo iniciou com um grupo de desbravadores, que sempre acreditou no projeto. O sócio fundador e primeiro presidente da Cresol Jaguaruna, Lorisvaldo Felisbino lembra o feito. “Quando começamos a discutir a ideia, muitos nos chamavam de loucos, que isto nunca iria dar certo. Iniciamos na época com pouco mais de 20 sócios, um computador, andávamos com nossos carros, fazíamos reuniões à noite com agricultores para explicar o projeto e a prefeitura nos auxiliou com o aluguel da sala nos primeiros meses”, lembra Lorisvaldo, que compara com os dias de hoje. “Após 15 anos vimos o quanto a Cresol já injetou de fundo perdido no município, quantos benefícios trouxe para o comércio local e o que já melhorou na vida de muitos agricultores familiares, foi um fomento na nossa economia local”, ressalta.
Para o presidente Madson Felisbino, hoje a instituição tem um trabalho consolidado, todavia, os desafios sobre novas políticas que possam contribuir com o crescimento sustentável da sociedade são grandes. “Hoje nós temos muito que comemorar, porém a busca por inovação é algo incessante, a Cresol tem buscando isto sempre. Temos muitos projetos em andamento para agricultura familiar e para o comércio local, visando contribuir com a melhora da qualidade de vida através de uma política sustentável de trabalho, pensando principalmente nos mais pequenos”, frisa o presidente.
A semana foi de comemoração para a entidade. Todos as demais Postos de Atendimento pertencentes a Cresol que prestam trabalhos pela região têm recebido a visita dos ex-conselheiros de administração e do fiscal, assim como o presidente Madson Felisbino durante esta semana. “O nosso trabalho é sempre pensando no associado, esta será sempre nossa política”, finaliza o presidente.
FONTE: REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS