Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 04/07/2016

Cresol Jaguaruna realiza curso Negócio Certo Rural

A Cresol Jaguaruna, juntamente com a Cooperativa Mista dos Agricultores e Pescadores Familiares de Jaguaruna e Região (Producooper) e Associação dos Agricultores Sangãoenses (Agrisan), promoveu o curso “Negócio Certo Rural”.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Jaguaruna, juntamente com a Cooperativa Mista dos Agricultores e Pescadores Familiares de Jaguaruna e Região (Producooper) e Associação dos Agricultores Sangãoenses (Agrisan), promoveu o curso “Negócio Certo Rural”. O mesmo foi realizado através da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Empresarial de Jaguaruna e Sangão (ACIRJ).
    O curso de qualificação é realizado com a participação de 20 agricultores e pescadores da região sobre planos de gestão de negócios. O objetivo foi auxiliar os agricultores e pescadores a compreenderem os conceitos de planejamento e administração de pequenos negócios rurais, abrangendo conteúdos básicos relacionados ao diagnóstico da propriedade rural, à seleção de ideias de negócios, à análise de viabilidade, à gestão da produção e ao processo de comercialização, com foco no empreendedorismo. “Os agricultores e pescadores estão preocupados com sua produção e em muitos casos nem sabem calcular de forma correta as receitas e despesas da atividade, assim trabalham no vermelho e acreditam que estão gerando lucros”, salienta o agricultor participante do curso, Dilnei da Rosa.
    Diante do planejamento estratégico da Cresol Jaguaruna, que visa a qualificação de seus cooperados e o crédito orientado, o curso vem com o conteúdo voltado para planejamento, administração, custos de produção e análise de viabilidade financeira de pequenos negócios rurais.   Além disso, aborda empreendedorismo e associativismo, bem como mercado e comercialização.  Os conteúdos são estruturados em cinco encontros, que auxiliarão os produtores rurais na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios na propriedade. O cronograma prevê cinco aulas de oito horas, uma consultoria em sala de aula com duas horas e mais uma consultoria de quatro horas na propriedade, totalizando carga horária de 46 horas.
    Nesta safra de 2015/2016 a Cresol Jaguaruna participou, juntamente com a Producooper e a Agrisan, no acesso aos recursos do programa SC Rural do Governo do Estado, que irá liberar mais de R$ 600.000,00 a fundo perdido aos agricultores e pescadores cooperados. Este valor será usado para investimento nas propriedades rurais e para criação de duas feiras fixas para comercialização dos produtos. Além deste recurso, os agricultores e pescadores acessaram na Cresol Jaguaruna os recursos do Governo Federal através do Pronaf Investimento com juros subsidiados, somando um valor de mais de R$ 450.000,00. “Queremos com este curso qualificar a gestão na propriedade, sendo esta uma das ações do planejamento estratégico do Sistema Cresol Central SC/RS, que é o crédito orientado”, destaca o colaborador Fernando Bitencourt. Conforme ele, a Cresol Jaguaruna não quer apenas liberar Pronaf a seus cooperados, mas também garantir que este crédito seja oportuno, necessário e gere renda para a família. “Que possa consolidar o seu empreendimento no meio rural através do desenvolvimento sustentável, sendo um dos pilares a questão econômica”, reforça Bitencourt.
    O curso é oferecido gratuitamente, sendo que o Sebrae disponibiliza o professor e os materiais e a cooperativa as despesas de café e almoço, com recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) aprovado em assembleia. O recurso visa prestar assistência na educação e qualificação dos cooperados.

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS