Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 18/02/2013

Cresol Londrina

Emater e Cresol entregam utilitários para agricultores familiares de Londrina
Cresol Londrina

Compartilhe

Compartilhe

Em solenidade simples, prestigiada por familiares e beneficiários, Emater e Cresol entregaram no dia 8 de fevereiros, em Londrina, oito veículos utilitários financiados pelo Pronaf – Mais alimentos, para agricultores londrinenses, como instrumento que facilita e viabiliza as atividades produtivas rurais.

Segundo Felisberto Cabrera, diretor presidente da Cresol Londrina, este agente financeiro que tem abrangência nacional nos estados do PR, SC, ES e MG.Em Londrina é agência única, com 526 agricultores familiares associados. “Operamos com crédito rural Pronaf – Mais Alimentos e demais programas das políticas públicas federal e estadual, utilizando fontes de recursos do Banco do Brasil, BNDES e BRDE. Nessa entrega estão financiados R$32 mil para cada beneficiário, com pagamento em 10 anos, sendo dois anos de carência e juros de 2% ao ano”. A Cresol local já realizou a entrega de 35 utilitários, 10 tratores, quatro caminhões e atende, além do custeio da produção agrícola, investimentos familiares como estufas, sistemas de irrigação e agroindústrias.

Para o engenheiro agrônomo Romeu Gair, extensionista da Emater de Londrina, “os projetos dos empreendimentos e investimentos são realizados diretamente com a família rural interessada e servem para proporcionar melhor remuneração
das atividades produtivas e, com isso, aumentar as condições de qualidade de vida e melhoria na ocupação familiar, ampliando horizontes de oportunidades no crescimento do indivíduo na comunidade rural onde vive e trabalha”.

A felicidade de mais uma conquista estava estampada nas faces do casal Antonio Geral Pieroli e sua esposa Maria Santa, presente na solenidade e benefi ciária do Programa Mais Alimentos. Proprietários do Sítio Ouro Fino, de 24 hectares, localizado no distrito londrinense de São Luiz, Maria garante que a caminhonete vem em boa hora, “vai atender nosso empreendimento na atividade leiteira e de gado de corte, da
qual, das 16 cabeças, tiramos Emater e Cresol entregam
utilitários para agricultores familiares de Londrina 10 litros por vaca/dia; na nossa participação da Rota do Café com café colonial e também na comercialização aqui na cidade da produção de bolachas, queijos e doces, vendidos na feira e no Centro Comunitário Municipal de Economia Solidaria” .

Questionada se tinha veículo, Maria garantiu que sim, um Gol 2005, “que vai ser vendido e o dinheiro obtido será aplicado numa nova atividade: a produção de olerícolas em sistema de estufa”, conclui Antonio, confi ante ao receber o utilitário a ser pago da renda dos futuros resultados de sua propriedade e que acredita em benefi ciar também os associados da Coafas Londrina – Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária.