Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 14/11/2017

Cresol participa de eventos sobre Cidadania Financeira e Sustentabilidade

Temas abordados focaram em evolução digital e energias sustentáveis

Compartilhe

Compartilhe

De 7 a 10 de novembro, a Cresol marcou presença em dois grandes eventos que discutiram assuntos relevantes da atualidade. A primeira agenda aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, em Vitória (ES), no III Fórum de Cidadania Financeira, promovido pelo Banco Central do Brasil. Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, bem como o Diretor Financeiro da Central Cresol Sicoper, Volmir Oldoni.

Em um segundo momento, em Florianópolis (SC), a Cresol participou do Seminário Sustentar 2017 e no VI Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável e Cidade Inteligente, de 8 a 10 de novembro. Na ocasião, fizeram-se presentes Cledir Magri, representando a Cresol Confederação, e José Silva, Diretor-Presidente da Central Cresol Sicoper.

III Fórum de Cidadania Financeira
Este evento teve como tema central os riscos e as oportunidades da digitalização no sistema financeiro nacional. Durante os dois dias, em nove painéis, foram debatidos um conjunto de temas como, empoderamento digital para gerar impacto social, as iniciativas para a cidadania financeira; o cartão de crédito e como novas técnicas podem proporcionar mais informação ao consumidor, bem como o entretenimento digital como um caminho possível para a educação financeira da população. Além disso, também tratou-se sobre o que a tecnologia reserva para os pequenos negócios, o crédito como instrumento de inclusão do Micro Empreendedor Individual (MEI), a cidadania financeira na era da Informação, apresentando os desafios para seleção e monitoramento de indicadores, os caminhos para a cidadania financeira de grupos vulneráveis e, por fim, o lançamento das diretrizes para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

Em cada um dos painéis foram apresentados vários aspectos relacionados à cidadania financeira, enfatizando pilares como a educação financeira, o relacionamento, a transparência e a inclusão. Ressaltou-se a ampliação da utilização dos canais de comunicação e transações por meios online, aproximando as instituições financeiras de seus públicos.

Volmir Oldoni destacou a importância de manter a proximidade com os associados, adaptando as práticas à revolução digital vivenciada. “No evento, pudemos verificar que vamos enfrentar desafios de competitividade, legislação e regulação, governança e qualificação, comunicação, intercooperação e representação sindical. Para isso, é nosso dever enquanto instituição financeira fomentar o relacionamento, fortalecer a defesa do cooperativismo de crédito, através de boas práticas de gestão e governança, alinhando propósitos e diferenciais”, destaca Oldoni.

Seminário Sustentar 2017 e VI Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável e Cidade Inteligente
A programação abordou a geração de energias renováveis, tratando das principais formas de operacionalização, como placas para energia solar e biodigestores. Os painelistas presentes no evento apresentaram o potencial energético do país, bem como o relato de experiências de outros países com a geração e a utilização de energia limpa.

A partir dos relatos, evidenciou-se a necessidade de fomentar a geração de energias renováveis, visando diminuir os impactos no meio ambiente e preservar os recursos naturais, através de políticas públicas e orientações à população em geral.

José Silva destacou que é de suma importância que a Cresol esteja presente em eventos como estes. “A Cresol precisa apostar em alternativas como estas, viabilizando linhas de crédito aos agricultores, para que possam iniciar a autogeração de energia limpa em suas propriedades, impactando na diminuição de custos. Práticas como essa vão ao encontro da missão da Cresol Sicoper, de fomentar o desenvolvimento regional sustentável” ressalta Silva.

Para o Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, o III Fórum de Cidadania permitiu refletir sobre um conjunto de aspectos que dizem respeito à atuação ordinária. Ficou evidente o crescimento da utilização de canais online e outros meios que visam contribuir com a cidadania financeira, especialmente no que se refere à digitalização em processos negociais financeiros. Segundo Magri, no decorrer do histórico do Sistema Cresol, muito foi feito em prol da educação e da inclusão financeira de muitas famílias, em especial da agricultura familiar.

Sobre o Seminário Sustentar 2017 e VI Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável e Cidade Inteligente, Magri afirma que trata-se de um debate extremamente positivo em torno da sustentabilidade a partir da geração de energia renováveis. “Estamos diante de grandes oportunidades para a agricultura familiar, permitindo que, a partir de estudos técnicos, possam ser estruturados projetos individuais ou coletivos. Isso viabiliza a geração de energia própria, propiciando maior autonomia às famílias com a redução dos custos. Estamos diante de mais uma grande oportunidade de fortalecimento das nossas cooperativas com a agricultura familiar”, finaliza Magri.