Cresol recebe comitiva de cooperativa do Peru

Tempo de leitura: 2 minutos Intercâmbio objetiva conhecer experiências do cooperativismo de crédito da Cresol

A Cresol recebeu na última semana uma comitiva da cooperativa Los Andes, do Peru, que veio conhecer o modelo cooperativista da Cresol. O foco dos visitantes foi conhecer mais sobre os projetos de educação financeira e o uso de tecnologias e gestão.

A imersão iniciou na Sede Nacional da Cresol em Francisco Beltrão, onde a comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sistema Cresol, Alzimiro Thomé, o vice-presidente, Luiz Tomacheski, e pelo gerente do Cresol Instituto José Vandresen. Além da recepção, a comitiva teve um momento com as diversas áreas da central

Alzimiro Thomé, presidente da Cresol, destacou a importância dessa intercooperação que traz muitas trocas entre as cooperativas. “É um imenso prazer poder receber organizações de outros países que têm o mesmo propósito que o nosso. Sempre fomos parceiras e trabalhamos juntos de outras cooperativas para valorizar o nosso negócio e proporcionar apoio às famílias cooperadas”, disse.

Além do momento na Sede da Central, a comitiva conheceu as estruturas da Cresol Pioneira, de Dois Vizinhos, a primeira cooperativa do Sistema Cresol. Lá, os líderes da cooperativa do Peru conheceram o centro administrativo, onde conversaram sobre o modelo de negócio, os diferenciais de governança e os projetos desenvolvidos pela cooperativa que impactam diretamente a comunidade. Além disso, conheceram o atendimento da agência de relacionamento e visitaram duas propriedades atendidas pelo Programa de Empreendedorismo da Cresol.

Víctor Chati Perez, gerente geral (superintendente) da Cooperativa Los Andes, falou sobre a realidade da cooperativa. “Nós somos uma cooperativa instalada na parte Sul do Peru. Fomos fundados por pequenos agricultores que vivem, na sua maioria, em altitudes superiores a 3,5 mil metros e produzem tubérculos, grãos e também criam alguns animais como camelos. Há 20 anos começamos com 100 cooperados. Hoje, estamos chegando a 100 mil sócios. Estávamos em uma pequena comunidade em Los Andes, agora estamos estendidos nossos serviços para seis Estados do Peru e nossa missão é levar os serviços financeiros a esse setor social.”

Victor destacou as semelhanças com a Cresol. “Temos muitos focos parecidos com a Cresol, como, por exemplo, a cooperativa se relaciona com sócios, com o entorno social. Obviamente que estamos aqui para conversar sobre as experiências deles, muita coisa vai ser útil para nós e vai ajudar para fortalecer a cooperativa. Estamos aprendendo com a experiência deles, são abertos, fomos muito bem recebidos, estamos muito agradecidos e queremos que essa relação seja mais consolidada, perdure no tempo. São processos de aliança, de integração, que fortalecem nossa cooperativa.”

Alguma dúvida? Te ajudamos!

cartão1

Cartões Cresol

Metropolitanas: 4007-1600
Demais Regiões: 0800-704-7500
Cartão Black (Metropolitanas): 4007-1600
Cartão Black (Demais Regiões): 0800-704-8989

ouvidoria-cresol_1

0800 643 1981
Seg. a Sex. | 08h às 17h

canal-cresol

Situações com indícios
de ilicitude.

local-cresol

Sede Nacional

Rua Ernesto Sanderson, 101
85601-657 | Francisco Beltrão – PR
(46) 3520-1981

© Todos os direitos reservados – Cooperativa Central de Crédito com Interação Solidária – Central Cresol Baser – 2021 | CNPJ: 01.401.771 / 0001-53 | Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.