Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 03/11/2017

Cresol Santa Terezinha do Progresso realiza capacitação com tecnologias sustentáveis

A Cresol Santa Terezinha do Progresso realizou uma capacitação com associados para implementação de aquecedores solares de baixo custo e bebedouros de ferrocimento.

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Santa Terezinha do Progresso realizou nesta terça-feira (31/10) uma capacitação com associados para implementação de aquecedores solares de baixo custo e bebedouros de ferrocimento.
Segundo o técnico da Coopertec, Vilceo Sehnem, a atividade teve como objetivo incentivar a  implementação de tecnologias sustentáveis nas propriedades, visando economia de energia elétrica através do aproveitamento do sol com a construção de aquecedores. O curso foi realizado na propriedade de Júnior Rigo onde foi instalado um aquecedor na sala de ordenha. A água aquecida pelo sol será utilizada para limpeza de utensílios.
O ferrocimento, por sua vez, é uma tecnologia de fácil aplicação que pode ser usado com diversas finalidades, entre elas a construção de bebedouros, especialmente utilizado na produção leiteira. A técnica apresenta vantagens, especialmente com relação aos custos, pois enquanto um bebedouro de concreto custaria aproximadamente R$ 700,00, um bebedouro construído a partir da tecnologia de ferrocimento, que tem as mesmas características, pode ser construído com R$ 150,00.
Segundo o secretário da Cresol Santa Terezinha do Progresso, Elias Josoé Wantz, a diminuição de custos foi justamente o que levou a Cooperativa a buscar o curso. Além disso, ele ressaltou que a capacitação foi muito proveitosa, já que a prática permitiu os associados a acompanharem a construção de aquecedor solar e bebedouro, possibilitando o aprendizado.

 

Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS