Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 12/02/2021

Cresol Sicoper conclui ações do Planejamento Estratégico 2016/2020

Resultados obtidos superam as metas estabelecidas

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol Sicoper iniciou o ano de 2021 comemorando as metas conquistadas no Planejamento Estratégico 2016/2020, bem como estruturou as novas estratégias para o período 2021/2025. Entre os resultados alcançados, obteve-se um incremento superior a 62% da meta estipulada nos ativos, 12,4% no Patrimônio de Referência e 3,8% nos Fundos de Reserva. Além disso, obteve-se um alcance de 84% das metas previstas no aumento de cooperados, 95,5% no número de agências de relacionamento e de 97,7% nos resultados.

Alicerçado em quatro eixos temáticos, – sendo Proximidade, Competitividade, Sustentabilidade e Fortalecimento da Identidade –, o Planejamento Estratégico 2016/2020 norteou ações estratégicas, bem como metas e indicadores que se traduziram em resultados positivos, tanto financeiros, quanto sociais, para todo o Sistema Cresol Sicoper.  Dentro do eixo da Proximidade, visou-se identificar e atender as prioridades dos associados, principalmente as financeiras, a partir dos valores do cooperativismo e da solidariedade. No eixo da Competitividade, o esforço permanente esteve em fidelizar os associados e atrair novos públicos para ampliar o volume de negócios, considerando as parcerias e primando pela especialização na oferta de produtos e serviços. Através da Sustentabilidade empenhou-se em aumentar a autonomia e assegurar a robustez financeira, aprimorando os processos operacionais, aumentando a produtividade e adaptando a governança e a gestão à evolução do sistema. Por fim, no quarto eixo, almejou-se dar efetividade para o Fortalecimento da Identidade, promovendo e fortalecendo o modelo de negócios de um cooperativismo de economia solidário, voltado para o desenvolvimento das comunidades.

O novo Planejamento Estratégico possui como foco “o Sucesso da Cresol Sicoper’, sendo que, para isso, se manteve os quatro eixos temáticos do planejamento anterior, mas agregou-se quatro novos elementos que foram denominados “fatores de sucesso”, sendo eles: Fidelização e Expansão, Inovação Contínua e Tecnologia, Gestão Profissional e Comprometida, e Propósito de Inclusão e Empoderamento. Os objetivos traçados estimam um crescimento médio anual de 11% de cooperados e de capital social, de 22% de reservas, de 14% no Patrimônio de Referência, de 20% nos depósitos totais, de 20% na carteira negocial, de 16% na carteira rural, 21% no índice de cobertura, 17% nos ativos, bem como um aumento de 65% nos resultados ao longo de 2021 a 2025.

O Presidente da Central Cresol Sicoper, José Silva, avalia que a conclusão do Planejamento Estratégico 2016/2020 foi extremamente positiva. “Sou muito grato por atingirmos as metas do planejamento e, com a conclusão deste, partimos para a construção do novo que tem as metas para cada ano. Mantivemos os índices constantes de crescimento dos últimos 4 anos, sendo que a forma de construção é participativa, envolvendo o quadro de dirigentes, funcionários e cooperados; bem como, contamos com a contribuição do Desjardins e da Cresol Confederação. Criamos os mecanismos para que pudéssemos concluir o planejamento, e agora temos o desafio da expansão da Cresol, de aumentar o quadro de funcionários e de uma nova estrutura física para proporcionar um atendimento ainda melhor às cooperativas”, pondera Silva.

O Presidente ainda destaca que, na conclusão do planejamento em 2020, atingiu-se praticamente todos os indicadores, passando de 100% em sua maioria. “Destaco a importância do conglomerado Cresol, o qual possui um alinhamento sistêmico entre Confederação, Centrais de Crédito e Cooperativas Singulares e obteve, em 2020, um crescimento sistêmico acima de 40%, se destacando no cenário nacional e internacional graças a sua atuação e crescimento no mercado financeiro”, finaliza Silva.

Resultados 2020
A Cresol Sicoper também comemora o crescimento obtido em 2020, sendo que houve um incremento de 25% nos resultados, de 52% nos ativos e de 58% nos depósitos. Já as liberações de crédito representaram um crescimento de 43% em 2020, tendo sido liberado um montante de R$ 536,9 milhões em operações de custeio e de investimento, ultrapassando, em apenas 6 meses, o valor total contratado no Plano Safra anterior. Os principais cultivares e empreendimentos contratados foram milho, soja, bovinos de leite e de corte, tratores, máquinas e implementos e residências rurais.

Sistemicamente, a Cresol vem se firmando como a terceira força do cooperativismo financeiro no Brasil, contando com mais de 620 mil cooperados e com 615 agências de relacionamento em 17 estados. Além disso, a instituição registrou em 2020 o melhor ano de sua história, com uma marca de R$ 12,9 bilhões em ativos, um crescimento superior a 40%.