Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 29/12/2020

Cresol Sicoper é credenciada no Fungetur

Parceria permitirá investimentos relacionados ao turismo com condições diferenciadas

Compartilhe

Compartilhe

A Cresol na tarde de ontem, 28 de dezembro, oficializou o contrato com a Fungetur. No dia 19 de novembro, a Cresol Sicoper foi credenciada ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur) ligado ao Ministério do Turismo. O Fungetur é uma linha de financiamento que visa o fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Além disso, entre os propósitos está proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo de turismo; apoiar a infraestrutura turística básica; gerar renda; aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos; proporcionar o desenvolvimento do turismo; e diminuir os impactos da pandemia por meio da oferta de crédito. O Fungetur permite investir em obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma; bem como em máquinas e equipamentos turísticos, e ainda em capital de giro.

A proposta da Cresol é contribuir com o setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia do Covid-19, sendo que foi o primeiro a paralisar as atividades e o último que irá retomá-las. A parceria disponibilizará um volume de R$ 86,6 milhões a serem operacionalizados ao longo de 2021, sendo que a gestão dos recursos será feita pela Central, mas a colocação dos recursos e o relacionamento com os cooperados serão feitos pelas agências de relacionamento.

O Presidente da Central Cresol Sicoper, José Silva, destaca que o Fungetur é um mecanismo de crédito essencial para fomentar o turismo como negócio e uma estratégia para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social, nos municípios onde a Cresol atua. “Esse foi o grande fator que nos influenciou a buscar parceria direto com o Ministério do Turismo. Mesmo vivendo um momento atípico em função da pandemia, é uma oportunidade para fomentar o segmento do turismo que deverá crescer muito em função da retomada da economia e da vida social das famílias. Estamos muito otimistas e com bastante expectativa em olhar para frente para investir na demanda do turismo que surgirá”, pondera José. O Presidente ainda destaca que esta é uma linha de crédito que vem para agregar ao portfólio e que a Cresol Sicoper é a primeira Central da Cresol a ser credenciada no Fungetur. “Estamos convictos que durante o ano serão feitos grandes investimentos na área do turismo que vão agregar no desenvolvimento dos municípios. É importante que as cooperativas façam parcerias como com pontos turísticos dos municípios, e ainda Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento, para que a Cresol seja a grande propulsora do desenvolvimento e retomada do turismo”, finaliza.