Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 04/06/2019

Cresol Sicoper inicia atividades da segunda turma do Gercoop

Programa visa qualificar lideranças cooperativistas

Compartilhe

Compartilhe

Nesta terça-feira, dia 04, a Cresol Sicoper, através do Departamento de Gestão de Pessoas, com a área de Formação, realizou a abertura da 2ª edição do Curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (Gercoop). Este ano, a iniciativa acontece no Hotel Lang Palace, na cidade de Chapecó (SC), e reúne cerca de 50 participantes, entre diretores, conselheiros e coordenadores das Cooperativas Singulares vinculadas a Central Cresol Sicoper.

A programação deste ano inicia em junho, com previsão de encerramento para o mês de dezembro. Entre os temas que serão abordados, estão: Sistema Financeiro Nacional e Normativas para Cooperativas de Crédito; Fundamentação do Cooperativismo: Evolução, Histórico e Perspectivas; Gestão de Negócios Cooperativos; Gestão de Riscos; Governança Cooperativa Cresol; e Gestão Estratégica de Pessoas. Ao final, os participantes desenvolverão um Plano de Ação Cooperativo acerca de um tema a ser escolhido com base na vivência na Cooperativa.

José Carlos Vandresen, Diretor Executivo do Cresol Instituto, salienta que a instituição tem como grande desafio manter esses processos de formação aliados à necessidade que se apresenta enquanto Confederação. “As atividades visam responder, com ações práticas, às demandas do Sistema. O Gercoop é um projeto que tem o reconhecimento, inclusive, dos órgãos fiscalizadores, como o Banco Central, e dá aos participantes, a partir da sua grade, que contempla conteúdos técnicos e políticos, a formação qualificada. Assim, fortalecemos a atuação cooperativista das lideranças do Sistema para que atendam, cada vez mais, com excelência, os anseios do quadro social”, ressalta Vandresen.

O Vice-presidente do Cresol Instituto, Luis Levi Tomacheski, frisa que o Gercoop foi pensado visando à qualificação das equipes diretivas. “A ideia é que, a partir da formação, as lideranças retornem para suas Cooperativas com uma atuação mais profissionalizada na oferta das soluções oferecidas aos cooperados. Além disso, também objetiva-se aprimorar a gestão e a governança nos processos decisórios com uma intervenção cada vez mais qualificada. Neste sentido, cumprimos com a premissa cooperativista de ser uma importante ferramenta de desenvolvimento local e regional”, salienta Tomacheski.

A Diretora de Gestão de Pessoas da Cresol Sicoper, Iose Rosane Seibel Frizzo, destaca que o curso trata de vários temas importantes, que qualificam os participantes a contribuir no gerenciamento das cooperativas. “Nós, do Departamento de Gestão de Pessoas, em parceria com o Cresol Instituto, temos, cada vez mais, pensado em maneiras de reforçar a capacitação das lideranças que atuam em nossas Singulares. Entendemos que, quanto mais apostarmos nas pessoas, melhor será a nossa atuação nas Cooperativas, junto aos associados. Ao final, temos a certeza de que contaremos com profissionais ainda mais desenvolvidos para fortalecer o Sistema Cresol Sicoper”, finaliza Frizzo.