Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 17/12/2021

Cresol Sicoper realiza formatura da 4ª Turma do Gercoop

Formação qualificou 28 Conselheiros do Sistema

Compartilhe

Compartilhe

A manhã desta quinta-feira (16 de dezembro), marcou a realização da formatura para 28 Conselheiros de Administração e Fiscal de Cooperativas Singulares do Sistema Cresol Sicoper que participaram da 4ª Edição da Capacitação em Gestão e Relacionamento de Cooperativas de Crédito (Gercoop). A atividade visou oportunizar o desenvolvimento e a troca de experiências dessas lideranças e foi estruturada em quatro módulos, contemplando 160 horas de treinamento presencial realizados de setembro a dezembro de 2021, em Chapecó (SC).

O primeiro módulo contemplou o Sistema Financeiro Nacional e Governança, sendo ministrado por Gilson Ballena e um painel interno com Jonas Klein e Edivan Pommerening. O segundo abordou Cooperativismo e Relacionamento em Cooperativas, com assessoria do Professor Pedro Luis Buttenbender. O terceiro módulo tratou sobre Estratégia de Negócios para Cooperativas de Crédito, contando com a assessoria de Diego Nicolau e de profissionais da Central e da Confederação. Já o quarto e último módulo abordou Liderança no relacionamento com pessoas, e contou com assessoria da Professora Vera Cavalcanti, da Fundação Getúlio Vargas. Para finalizar as atividades, no dia 16 de dezembro, os participantes apresentaram o Plano de Ação Cooperativo, o qual foi construído ao longo da jornada formativa e visa colocar em prática estratégias e ações para qualificar a gestão das agências e o relacionamento com os cooperados.

O ato de formatura contou com a presença do Presidente e do Diretor Executivo da Central Cresol Sicoper, José Silva e Jonas Klein, respectivamente; do Gerente do Cresol Instituto, José Carlos Vandresen; e do Coordenador do MBA da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Gilberto Pinzetta. O Gercoop é uma atividade promovida pelo Cresol Instituto, realizada pela Central Cresol Sicoper e certificada pela Unoesc como curso de extensão.

José Silva destaca a necessidade de a Cresol ter os dirigentes capacitados e informados sobre os mais diversos aspectos, como legislação, governança e gestão. “Com o crescimento do Sistema Cresol ao longo desses 26 anos, torna-se necessário estarmos capacitados para que possamos garantir o bom andamento dos nossos negócios e continuar fortalecendo esse projeto, mas sempre pautados pelos princípios do cooperativismo e pela nossa responsabilidade perante o sistema financeiro nacional, o sistema cooperativo e o quadro de cooperados”, destaca Silva.

Jonas Alberto Klein, ponderou que a qualificação está na essência da Cresol e atende ao 5º princípio do cooperativismo que é ‘Educação, formação e informação’. “Sem formação não conseguimos fazer o melhor do nosso negócio e, cada vez mais, a Cresol está criando notoriedade no cenário nacional, o que demanda estarmos preparados para fazer a governança das nossas cooperativas”, destaca. O Diretor também lembrou que o cooperativismo de crédito brasileiro conquistou uma grande vitória nesta quarta-feira (15) na Câmara dos Deputados, quando foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/2020, que moderniza as normas de atuação do setor previstas na Lei Complementar 130/2009. “Com isso, vamos ampliar as possibilidades de atuação no segmento, mas nossos diretores e conselheiros precisam ter mais responsabilidades e capacitação, como esta do Gercoop”, pondera Klein.

José Vandresen ressaltou que o Gercoop tem na sua essência o propósito de contribuir com a formação de conselheiros para fortalecer a gestão das cooperativas, e que por isso é uma importante oportunidade para qualificação e melhoria na gestão. “A plataforma é tão exitosa que, na data de hoje, estamos firmando convênio com uma cooperativa de crédito Uruguaia que também se utilizará do Gercoop para qualificação dos seus dirigentes. Vamos compartilhar a nossa experiência com outras cooperativas”, destaca Vandresen.

Para Gilberto Pinzetta é uma grata satisfação para a Unoesc a parceria desenvolvida com a Cresol porque o processo formativo e de desenvolvimento das pessoas está na essência da universidade. “Foram muitas as ideias desenvolvidas durante a formação e nos Planos de Ação que vão proporcionar resultados econômicos, sociais e de desenvolvimento para a comunidade”, destaca.

Para o participante que é também cooperado há mais de 20 anos e há quase 7 assumiu como Conselheiro de Administração da Cresol Transformação, Otomar Matiola, participar do Gercoop foi uma experiência muito importante, tanto no viés pessoal como no profissional. “Me tirou da zona de conforto. Onde eu moro vou conseguir contribuir com a cooperativa através de ideias que obtive a partir de experiências socializadas, como também vou poder ajudar mais nossos associados. Mas, o maior ganho da formação foi uma transformação pessoal, porque eu não conseguia me expressar muito antes, e agora me sinto mais preparado”, destaca Matiola.